PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Lampreia vai para ‘a night’ no próximo sábado

25 Fevereiro, 2015 - 13:41

143

0

Câmara registou o repto lançado pela Confraria da Lampreia e vai levar ciclóstomo até aos jovens, através dos alunos da EPRAMI.

É uma tentativa de fazer chegar a lampreia até aos jovens. A Câmara de Monção, em colaboração com os alunos de cozinha e restauração da EPRAMI (Escola Profissional do Alto Minho Interior), vai levar este sábado o ciclóstomo ‘para a night’ fazendo-o chegar a sete bares monçanenses pela forma de tapas.
O rali noturno é a resposta da autarquia ao alerta deixado recentemente pelo presidente da Confraria da Lampreia do Rio Minho. “O número de devotos deste prazer da gula tem diminuído. Os jovens não comem lampreia. Teremos de inventar novos pratos desta singular iguaria e aprimorar a estética dos pratos tradicionais, tornando-os mais atractivos visualmente e apetecíveis do ponto de vista gastronómico”, defendeu há dias João Guterres.
Esta quarta-feira, durante a conferência de imprensa para apresentação do ‘Fim de Semana Gastronómico’ de Monção, o edil monçanense anunciou esta iniciativa dedicada aos mais jovens. “Isto para criar na juventude o hábito do consumo de lampreia. A gente mais madura aprecia mas os jovens não. É importante inverter isto, para o futuro da restauração”, sublinhou Augusto Domingues.

Câmara quer voltar aos ‘bons velhos tempos’

A Câmara de Monção quer recuperar o êxito que a lampreia no concelho mostrava há algumas décadas em todo o país. “Monção é uma comunidade muito ligada à gastronomia. Lembro-me de um passado de restauração e de antigas cozinheiras que deixaram marca. Lembro-me do comboio cheio e de autocarros para vir de propósito comer lampreia a Monção. É isso que nós queremos recuperar”, salientou o autarca Augusto Domingues, esta quarta-feira em conferência de imprensa.
Sábado e domingo prometem assim ser, em Monção, dois dias de grande dedicação a um dos pratos mais característicos da gastronomia local, com a realização do XXXVIII Rali à Lampreia, uma prova de perícia automóvel agendada para dia 1 de Março, em pleno centro histórico da vila. As provas realizam-se entre as 11h00 e as 16h00.
Ao todo, serão duas dezenas de restaurantes aderentes a esta iniciativa. Vão ser servidas as mais diversas formas deste ciclóstomo com recurso a segredos culinários que têm passado de geração em geração. Augusto Domingues voltou a apelar à restauração que pratique preços módicos. O pedido foi reiterado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Monção e Melgaço. “A nossa restauração deve cobrar um preço justo pela qualidade do seu produto, mas por vezes há abusos. Acho que devemos ter algum cuidado para não matarmos ‘a galinha dos ovos de ouro’. As pessoas não são parvas, e depois não voltam”, alertou Américo Reis.

Museu do Alvarinho abre portas no sábado

O ‘Fim de Semana Gastronómico’ será também marcado pela inauguração do Museu do Alvarinho. O ‘corte da fita’ está agendado para este sábado, às 18h00. Será feito pelo Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque. O espaço ficará localizado na Casa do Curro.
A intervenção, objeto de uma candidatura aprovada no programa PRODER, ação conservação e valorização do património rural, beneficia de um apoio financeiro próximo de 90 mil euros para um investimento elegível de 148 mil euros.
Com o nome registado, o Museu do Alvarinho assumir-se-á como um espaço de promoção, comercialização e degustação daquele produto demarcado e singular com elevada importância na economia de muitas famílias monçanenses e suporte da identidade cultural e histórica do concelho.

Últimas