PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Instituições dão as mãos e dão resposta ao comunicado do PS

28 Abril, 2020 - 16:18

415

0

PUB As instituições do concelho de Monção uniram-se esta terça-feira e, em conjunto, divulgaram uma carta aberta dirigida à Comissão Concelhia do Partido Socialista de Monção onde dão resposta a […]

PUB

As instituições do concelho de Monção uniram-se esta terça-feira e, em conjunto, divulgaram uma carta aberta dirigida à Comissão Concelhia do Partido Socialista de Monção onde dão resposta a um comunicado emitido esta segunda-feira pelo partido.

Em comunicado enviado às redações, a comissão política concelhia do PS defendeu a “igualdade de tratamentos entre pessoas e instituições de várias índoles”, propondo “o alargamento dos testes realizados à Santa Casa da Misericórdia de Monção, a todos os utentes e profissionais das demais instituições sociais existentes no concelho de Monção”.

Os socialistas daquele concelho do distrito de Viana do Castelo justificam aquela proposta com a “preocupação manifestada publicamente por várias instituições sociais pela falta de testes para deteção da doença, em utentes e profissionais”.

O PS adiantou ter ainda questionado “todas as IPSS de Monção a fim de apurar que apoios já foram solicitados e quais os entraves encontrados” de forma a ser possível intervir “colaborando na tentativa de uma solução célere”.

No mesmo documento, lê-se,  o PS de Monção “lamenta que, durante este período, pouco ou nada tenha sido envolvido por parte do edil monçanense no desenvolvimento de uma estratégia comum e concertada, mesmo após o envio de várias comunicações com propostas e sugestões do caminho a seguir”.

 

Instituições uniram-se e deram resposta em uníssono

 

 

Desta vez não foi o presidente da Câmara, nem o PSD que deu a resposta aos socialistas. Todas as instituições optaram por unir-se e, em comunicado conjunto, começam por “realçar que, pela parte das entidades responsáveis, nomeadamente pelo Ministério da Saúde, foram emitidas recomendações que todas as IPSS’s acataram e implementaram.”

“Foram também prometidos meios de diagnóstico como mecanismo de defesa de todos os utentes e profissionais. São essas promessas que ainda ao dia de hoje aguardamos serem cumpridas por parte do Ministério competente”, lembram.

Sobre a atuação do Município e do presidente da Câmara em particular, as instituições fazem questão de sublinhar ao PS monçanense “a a atuação irrepreensível do Município de Monção, sempre pronto e próximo das Instituições, pelos seus utentes e serviços, sem termos expresso qualquer pedido de apoio e que, de forma permanente nos entregam material essencial à nossa proteção e aos serviços que prestamos”.

“Bem-haja Senhor Presidente da Câmara Municipal e seu Executivo pela sensibilidade, prontidão e enorme espírito de solidariedade que desde o início teve para com as Instituições, fazendo por nós não só o que devia, mas também o que podia”.

E acrescentam ainda que “para além da disponibilidade de material, sempre se colocou ao nosso dispor oferecendo a realização de testes de despistagem necessários/exigidos em cada momento, acautelando, atempadamente, soluções de emergência como é o caso da reserva de duas unidades hoteleiras para acolher tanto utentes como colaboradores das Instituições, em caso de necessidade”.

“Ao Município não foi necessário solicitar apoios, desde o primeiro momento foram prontamente disponibilizados”, garantem.

O documento enviado ao PS Monção foi subscrito por todas as instituições do concelho: Santa Casa da Misericórdia de Monção, Centro Paroquial Social de Barbeita, Centro Paroquial Social de São Pedro de Merufe, Centro Comunitário de Podame, CENSO, Centro Paroquial Social Pe. Agostinho Caldas Afonso e APPACDM – Delegação de Monção.

 

PUB

 

 

 

Últimas