Decorria o ano de 2007 quando o País e o mundo começaram a ver, pela primeira vez – online – vídeos amadores do Rali à Lampreia em Monção.
O facebook era ainda uma criança e, nesse ano, a maior rede social existente era ainda o já extinto hi5.
Nos computadores, havia ainda o messenger (msn) da Microsoft por onde era possível comunicar em tempo real.
A Rádio Vale do Minho foi ao fundo do baú do YouTube procurar quais são, afinal, os vídeos mais antigos do Rali à Lampreia existentes até ao momento. Encontramos dois: datados de 2007, assinados por fcmendes.
Existirão vídeos ainda mais antigos? Possivelmente.
No entanto estes são, sem dúvida, os uploads mais antigos (e identificados) nesta plataforma que, naquele ano, era a alternativa mais viável para os internautas mais comuns divulgarem os seus trabalhos.
Ambos os vídeos foram captados no mesmo local: na Praça Deu-la-Deu, em frente ao edifício do Loreto. Este ainda nem sequer tinha iniciado a profunda recuperação de que seria alvo e só terminaria em 2013.
Quanto à prova, pode assistir-se a dois drifts na rotunda da Danaide perante a multidão que aplaude os exímios pilotos.
Veja os vídeos:
Conforme avançou já a Rádio Vale do Minho em primeira mão, o Rali à Lampreia regressa este ano… e novamente com prova noturna.
Após dois anos de suspensão devido às restrições pandémicas, a mítica prova automóvel no centro da vila prepara-se para entrar em pista a todo o gás nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro para aquela que será a 44ª edição.
Como manda a tradição, a prova de perícia automóvel vai realizar-se na Praça Deu-la-Deu, em pleno centro da vila.
A prova deverá realizar-se nos moldes dos últimos anos. Arrancará no sábado à noite, com a primeira prova de qualificação.
Prosseguirá domingo com mais duas provas. Uma durante a manhã, pelas 11h00 com a 1ª prova complementar, e a 2ª prova complementar durante a tarde, às 16h00. A entrega de prémios acontecerá ao final da tarde.
Mais pormenores serão divulgados em breve pelo Município local.
Este evento é promovido pela Câmara Municipal de Monção em conjunto com o Parallel Velocity Club.
Estará integrado na 12ª edição da iniciativa Lampreia do rio Minho – Um Prato de Excelência. Trata-se de um projeto da ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho – Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira -, e que visa a promoção de um recurso local com forte impacto na economia local – a lampreia – tornando o Vale do Minho um destino gastronómico de excelência.
Foi publicado por mim em 2007 mas é de 2005
https://youtu.be/Thwhhh3bcd8