PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

0

Monção

Monção faz hoje 762 anos

12 Março, 2023 - 00:01

2060

0

Efeméride.

Monção celebra este domingo o seu Feriado Municipal. Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila, tornando-a responsável pela condução do seu destino.

 

Nesta carta de povoamento lavrada naquela mesma data leem-se as seguintes palavras assinadas pelo quinto rei de Portugal: “… facio quandam populationem in cauto de Mazedo e impono ei de novo nomen Monzon.”

 

O programa deste ano começa pelas 11h00, com a saudação da Banda Musical da Casa do Povo de Tangil. Vai seguir-se, no Cine Teatro João Verde, a Sessão Solene Comemorativa.

 

A cerimónia será, entre outros momentos, marcada pela homenagem a Evaristo Cardoso, empresário natural de Monção falecido no passado mês de dezembro.

 

 

 

Medalha de Instituição de Mérito para o Centro Social e Paroquial de Barbeita

Nesta cerimónia vai ser este ano atribuída apenas uma medalha. Será a de Instituição de Mérito (grau cobre) para o Centro Social e Paroquial de Barbeita, pelos 25 anos de existência.

 

Recorde-se que esta instituição recebeu os primeiros utentes a 7 de setembro de 1998 para três valências: centro de dia, lar de idosos e apoio ao domicílio. Em 1999, foi projetada a ampliação do edifício, concluída em 2003.

 

Tem como principal rosto o Padre Américo Alves.

 

 

 

Nove socorristas de Monção na Turquia vão ser também homenageados

O Município de Monção vai também homenagear nesta Sessão Solene os nove operacionais da Subzone – Search and Rescue Team que colaboraram nas operações de busca, salvamento e resgate na Turquia após o trágico sismo ocorrido naquele país no passado mês de fevereiro.

 

A homenagem será feita através da atribuição de um Voto de Louvor a cada um dos elementos.

 

Durante uma semana, naquele país, esta equipa viveu de perto momentos que certamente serão difíceis ou até mesmo impossíveis de esquecer. Um deles, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, foi a presença no resgate de mais uma sobrevivente do terramoto que abalou aquele país na semana passada.

 

“A celebração da Carta do Foral, outorgada pelo Rei D. Afonso III, em 1261, representa a afirmação da identidade monçanense e dos nossos valores históricos, bem como a valorização das suas tradições e do património cultural das suas gentes”, refere o Município em nota divulgada.

 

“Com orgulho no passado e confiança no futuro, o Município de Monção celebra esta importante data para todos os munícipes, feriado municipal, através da realização de momentos simbólicos e iniciativas focalizadas no desenvolvimento do território concelhio”, acrescenta.

 

 

[Fotografia: Jorge Marçoa / Via Solar de Serrade]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas