PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

14

8

Monção

Monção: Em cima desta ponte Portugal e Inglaterra juraram amizade perpétua – Foi há 636 anos

1 Novembro, 2022 - 02:19

14415

1

Tratado de Monção.

Corria o dia 1 de novembro de 1386. Na Ponte do Mouro, que liga as freguesias de Barbeita e de Ceivães, em Monção, o rei D. João I e John of Gaunt, Duque de Lencastre, filho de Eduardo III de Inglaterra, assinaram o chamado Tratado de Monção

 

O documento definiu as condições de cooperação militar entre os dois países e estabeleceu os pormenores do casamento entre o monarca português e D. Filipa de Lencastre, filha do Duque.

 

Neste tratado, o rei português comprometeu-se a auxiliar o inglês na conquista do seu reino, com uma força de 2.000 lanças, 1.000 besteiros e 2.000 peões, inteiramente financiados à sua custa. O duque daria a sua filha Filipa de Lencastre em casamento. 

 

A recriação deste momento teve por várias vezes lugar durante a iniciativa Ponte do Mouro Medieval, que tem estado suspensa desde 2020 – ano de início da pandemia da COVID-19.

 

 

 

Recriação história do Tratado de Monção na Ponte do Mouro, durante a iniciativa Ponte do Mouro Medieval

[Fotografia: Arquivo/Vítor Ferreira]

 

 

Recriação história do Tratado de Monção na Ponte do Mouro, durante a iniciativa Ponte do Mouro Medieval

[Fotografia: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Mas este Tratado não é o mais antigo…

O Tratado de Monção, embora entre os mais antigos do género, tratou-se de uma renovação da mais velha aliança diplomática do mundo. 

 

O mais antigo foi assinado em Tagilde, no concelho de Vizela, distrito de Braga, no dia 10 de julho de 1372, entre o então Rei D. Fernando I de Portugal e o mesmo Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra.

 

Um tratado de “amizades e alianças para sempre duradouras” em que prometeram serem “bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros”.

 

Após o Tratado de Tagilde, esta aliança consolidou-se ainda mais com o Tratado de Londres (16 de julho de 1373), com o Tratado de Windsor (9 de maio de 1386), e depois então com o Tratado de Monção culminando, assim, as negociações entre os dois países, com compromisso de amizade perpétua e mútua assistência.

 

 

[Fotografia capa: Arquivo/DR]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas