PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

“Monção é a capital de Portugal” – Frase de Evaristo ecoou por 762 anos de história [FOTOS]

12 Março, 2023 - 14:55

5829

0

Feriado Municipal.

“Monção é a capital de Portugal”. A frase é de Evaristo Cardoso e foi lembrada este domingo, em Monção, durante a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal.

 

O empresário natural daquele concelho, recorde-se, faleceu no passado mês de dezembro. 

 

Deixou um enorme vazio na terra que o viu nascer. Nesta sessão, foi homenageado com um vídeo onde foi ouvido um poema em sua memória declamado pelo ator António Capelo.

 

O mesmo poema foi perpetuado num painel em azulejo oferecido à família. A esposa e os filhos de Evaristo Cardoso subiram ao palco do Cine Teatro João Verde. Todo o auditório se levantou num logo aplauso.

 

“Para nós, família Cardoso, é difícil fazer aquilo que ele fez que foi dar ao mundo o nome de Monção”, disse o filho, Pedro Cardoso, visivelmente emocionado. “Sempre o fez e é nesse propósito que eu todos os dias o tentarei fazer. Não como ele, porque é impossível imitá-lo. Uma das coisas que ele nos ensinou a todos é que Monção é a capital de Portugal”, concluiu.

 

Durante esta cerimónia foi também atribuída a medalha de Instituição de Mérito (grau cobre) para o Centro Social e Paroquial de Barbeita, pelos 25 anos de existência.

 

Recorde-se que esta instituição recebeu os primeiros utentes a 7 de setembro de 1998 para três valências: centro de dia, lar de idosos e apoio ao domicílio. Em 1999, foi projetada a ampliação do edifício, concluída em 2003.

 

Tem como principal rosto o Padre Américo Alves.

 

Também homenageados foram os nove operacionais da Subzone – Search and Rescue Team que colaboraram nas operações de busca, salvamento e resgate na Turquia após o trágico sismo ocorrido naquele país no passado mês de fevereiro.

 

O Município atribuiu um Voto de Louvor a cada um dos elementos.

 

No seu discurso, o Presidente da Câmara, António Barbosa, recordou uma vez mais a grandeza e o contributo de Evaristo Cardoso para Monção. Tanto que o edil monçanense revelou a intenção de atribuir o nome do falecido empresário a uma rua do concelho.

 

Na reta final, o autarca deixou uma certeza ao público presente e a toda a população.

 

“Monção vai ser, cada vez mais, uma terra de oportunidades. Com vocação solidária e alcance empresarial. É um caminho que não vamos fazer sozinhos. Queremos naturalmente a vossa companhia. Contamos com a colaboração e envolvimento de todas e de todos os monçanenses”, finalizou.

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Este domingo celebra-se o Feriado Municipal de Monção.

 

Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila, tornando-a responsável pela condução do seu destino.

 

Nesta carta de povoamento lavrada naquela mesma data leem-se as seguintes palavras assinadas pelo quinto rei de Portugal: “… facio quandam populationem in cauto de Mazedo e impono ei de novo nomen Monzon.”

 

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Efeméride

Últimas