PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção vai ter rua com o nome de Evaristo Cardoso

12 Março, 2023 - 13:00

1604

0

Presidente da Câmara vai apresentar proposta à Comissão de Toponímia.

Monção vai ter uma rua com o nome de Evaristo Cardoso, empresário natural de Monção falecido no passado mês de dezembro.

 

Durante a Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal, o Presidente da Câmara, António Barbosa, anunciou que irá apresentar uma proposta nesse sentido.

 

“Vou apresentar essa intenção à Comissão de Toponímia o que penso que será aceite por todos. O nosso regulamento, em termos de toponímia, prevê apenas a atribuição de nomes de pessoas a ruas desde que elas já não estejam entre nós”, explicou António Barbosa à Rádio Vale do Minho.

 

“Penso que atribuir o nome de Evaristo Cardoso a uma rua de Monção é meritório. Um monçanense que, fora de Monção, nunca esqueceu as suas raízes. Esteve décadas fora desta terra, mas que orgulhosamente vendia o que era de Monção no seu restaurante em Lisboa. Nunca perdeu o sentimento de ser monçanense”, sublinhou.

 

Nesta sessão comemorativa, Evaristo Cardoso foi homenageado com um vídeo onde foi recordado o momento da vitória de Monção no concurso 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, em 2018, onde o empresário apadrinhou a candidatura monçanense que elevou o Cordeiro à Monção à categoria de um dos sete pratos mais prestigiados do País.

 

O ilustre monçanense foi ainda brindado com um painel em azulejo, oferecido à família, com um poema em sua homenagem.

 

Este domingo celebra-se o Feriado Municipal de Monção.

 

Foi a 12 de março de 1261 que o Rei D. Afonso III outorgou a carta de foral que consolidou a existência desta vila, tornando-a responsável pela condução do seu destino.

 

Nesta carta de povoamento lavrada naquela mesma data leem-se as seguintes palavras assinadas pelo quinto rei de Portugal: “… facio quandam populationem in cauto de Mazedo e impono ei de novo nomen Monzon.”

 

 

[Fotografias: DR]

Tópicos:

#Homenagem

Últimas