PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção: Ciclista que fez 1.800 quilómetros em memória dos avós recebido pelo Presidente

29 Setembro, 2023 - 12:23

2729

0

“Coragem e resiliência”.

José Brandão, emigrante natural de Monção que fez uma viagem de mais de 1.800 quilómetros entre Mortemer, França, e a freguesia de Lapela, em Monção, foi recebido pelo Presidente da Câmara, António Barbosa.

 

O autarca monçanense felicitou o ciclista “pela coragem e resiliência”. António Barbosa realçou sobretudo “o motivo pessoal que o levou a concretizar um desafio tão difícil”.

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, José Brandão, com 56 anos de idade, realizou esta proeza em memória dos seus avós, naturais daquela freguesia.

 

“Durante um ano preparei esta viagem. Comprei esta bicicleta e foi planeando os trajetos, com média de 150 quilómetros. Locais onde iria dormir, o que levar”, contou à Rádio Vale do Minho.

 

No total, a bagagem alcançou os 24 quilos.

 

Saiu de Mortemer, no norte de França, no dia 7 de setembro. Fez-se ao asfalto e pedalou… pedalou… atravessou montanhas e prados. 

 

“Tinha de fazer isto em memória dos meus avós. O meu pai partiu para França pouco tempo depois de eu nascer”, contou. Três anos depois, nos braços da mãe, José foi para França ter com o pai que já lá trabalhava.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

“Mas deixei os meus segundos pais em Lapela. Eu sempre quis fazer este sacrifício por eles”, disse com orgulho.

 

A viagem correu como o previsto. Quase que matematicamente: aos 14 dias, José Brandão chegou à sua terra natal onde foi efusivamente saudado pela freguesia.

 

 

[Fotografia capa: Município Monção]

Últimas