A Junta de Freguesia de Cambeses inaugurou este domingo a obra de recuperação do Moinho da Estrada. Trata-se de um antigo moinho hidráulico, que contará com mais de 300 anos de existência.
É neste imóvel que irá ficar o já anunciado Museu da Camba e Furriel.
“Para muitos de nós, este não é apenas um moinho. É um pedaço da nossa história. É um lugar que nos transporta para a infância. Eu própria recordo-me de aqui vir na infância pela mão da minha avó”, disse a Presidente da Junta, Catarina Lourenço.
“Este moinho representa o trabalho, o esforço e resiliência de gerações que construiram a nossa identidade. Recuperar este espaço foi muito mais do que restaurar pedras e paredes. Foi devolver dignidade à nossa memória coletiva. Foi honrar aqueles que vieram antes de nós”, sublinhou.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
A representar o Município local, marcou presença o Vereador João Oliveira que sublinhou “a importância deste projeto não só para a freguesia mas para todo o concelho”, sobretudo como destino turístico.
Saudou a iniciativa e capacidade da Junta de Freguesia de Cambeses. “Quando as freguesias estão alinhadas neste pensamento, é sinal que reconhecem uma das mais valias para o nosso território: a nossa autenticidade, os nossos usos, os nossos costumes, e a nossa história”, disse.

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Veja as diferentes fases da recuperação do antigo moinho:

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]

[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Mas porquê Camba?
Segundo Catarina Lourenço, significa “moinho pequeno”.
“Será o primeiro museu da freguesia. Também um espaço de educação ambiental, onde alunos e grupos escolares poderão ver de perto toda a estrutura e rede de canais e derivações bem como o movimento hidráulico provocado pela água, até ao produto final”, explicou a Presidente da Junta.
Poderão ser vistas as “peças e ferramentas utilizadas pelos moleiros e toda a componente da estrutura dos movimentos hidraulicos realizados para se produzir a farinha necessaria que alimentava parte da freguesia no passado”.
Este projeto é totalmente financiado pelo orçamento plurianual da freguesia de Cambeses.
Conta com a colaboração dos utilizadores do moinho que estão a participar na recolha dos dados e informação para o processo de musealização.
Comentários: 0
0
1