PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Cambeses: Largo da Feira dos Onze vai ser requalificado – 20 mil euros de investimento

3 Janeiro, 2021 - 15:23

268

0

PUB O histórico Largo da Feira dos Onze, na freguesia de Cambeses, em Monção, vai ser requalificado. Em nota de imprensa, a Junta de Freguesia garante ter já chegado a […]

PUB

O histórico Largo da Feira dos Onze, na freguesia de Cambeses, em Monção, vai ser requalificado. Em nota de imprensa, a Junta de Freguesia garante ter já chegado a acordo com o Município sobre a obra cujo investimento total rondará os 20.000 euros.

“Um investimento que ficou definido em Plano e Orçamento Municipal aprovado em Assembleia Municipal e posteriormente ratificado na Assembleia de Freguesia de Cambeses”, refere a Junta presidida por Catarina Lourenço (PS).

“Esta é uma requalificação que pretende melhorar o espaço envolvente, reforçar a segurança rodoviária e preservar a memória da trocas comerciais que no passado se realizavam neste local – a tradicional Feira dos Onze“, referiu a autarca socialista.

A Feira dos Onze era, no princípio do século passado, um certame muito concorrido naquela freguesia. Era essencialmente uma feira de gado bovino, mas onde se vendiam também castanhas, peixe, vinhos, doces e… claro está… as tradicionais roscas de Monção. “Era uma feira com uma forte componente social e comercial que a época trazia dinamismo, mercadores e consumidores a nossa praça”, conta Catarina Lourenço.

 

Feira dos Onze – Um certame que em tempos enchia a freguesia de Cambeses

[Fotografia: DR]

 

“Não podíamos deixar de perpetuar esta memória e a história deste local, espaço adjacente a Praça de Nª Srª dos Milagres que se funde  num conjunto de ícones religiosos e pagãos, cheio de ritos e de crenças e de muitas histórias comerciais, dignificar este espaço é preservar também a as nossas tradições e o nosso património cultural”, acrescenta.

Cambeses assegura assim a  execução  da primeira obra de 2021 em parceria com o Município de Monção numa relação  onde o investimento é partilhado: 70% cabem ao Município e 30% à Junta de Freguesia.

“É uma obra que dá início a um conjunto de obras que marcam um novo relacionamento institucional com o Executivo Camarário”, realça a autarca socialista que votou favoravelmente o Orçamento Municipal para 2021. Recorde-se que Cambeses garantiu em Plano Plurianual de Investimentos para 2021 e 2022 um total de 292.500 euros de investimento.

“É o cumprir de uma promessa eleitoral o conjunto de obras que temos em curso limitava muito a execução deste projeto, mas conseguimos”, concluiu Catarina Lourenço.

O arranque das obras deverá ocorrer ainda durante este mês de Janeiro. A conclusão está marcada para finais do próximo mês de abril.

 

[Fotografias de capa: JF Cambeses]

 

PUB

Últimas