PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Barbosa garante que emblema do Município na Praça da República vai ser preservado

28 Abril, 2018 - 07:06

451

0

O presidente da Câmara de Monção (PSD) garante que o brasão do Município na Praça da República, feito em calçada à portuguesa, vai ser preservado durante as obras de remodelação […]

O presidente da Câmara de Monção (PSD) garante que o brasão do Município na Praça da República, feito em calçada à portuguesa, vai ser preservado durante as obras de remodelação que vão arrancar em breve. A garantia foi deixada durante a última reunião do Executivo Municipal, realizada na freguesia de Abedim. “O símbolo de Monção vai manter-se naquela praça! O projeto apresentado é uma mera apresentação. É um esboço”, sublinhou António Barbosa deixando claro que a autarquia está aberta a sugestões “desde que não entrem em conflito com a ideia inicial que o atual Executivo tem para a Praça da República”.

 

 

De referir que o assunto subiu à reunião de Câmara pela voz de Manuel José Oliveira, vereador pelo PS, que se mostrou preocupado com a preservação do piso existente naquele local. “Temos na Praça da República um elemento que é a calçada à portuguesa. A Câmara de Lisboa fez até uma candidatura deste piso a património imaterial da humanidade. Deixo este alerta, porque nas imagens em 3D isto não está visível e é importante que isto fique bem vincado na praça”, defendeu o autarca socialista. “Se está candidatado a património imaterial da humanidade, não faz sentido nenhum destruir este elemento que lá está”, acrescentou.

 

 

Mais um terço de áreas verdes do que o projeto apresentado pelo PS

 

Ainda na resposta ao vereador do PS, o presidente da Câmara foi mais longe. Adiantou até que a ideia social-democrata para a Praça da República ganha às ideias dos socialistas outrora apresentadas para aquele espaço noutros itens. “Este projeto tem 870 metros quadrados de áreas verdes. O projeto do PS, que teria avançado se o PSD não tivesse ganho as eleições autárquicas, tinha 670 metros quadrados de áreas verdes. Isto significa que o nosso projeto tem mais um terço de áreas verdes do que o projeto anterior!”, apontou António Barbosa.

 

 

Recorde-se que a Câmara de Monção revelou na passada quarta-feira, em imagens virtuais, o futuro de alguns dos espaços mais emblemáticos do concelho. Os monçanenses puderam ficar com uma ideia mais clara dos resultados finais para a Rua 25 de abril, Avenida da Estação, Praça da República, Rua General Pimenta de Castro, Largo da Alfândega, Rua Eng. Duarte Pacheco e Rua da Independência. “O investimento projetado visa a implementação de um desenho urbano contemporâneo e respeitador da herança do passado, procurando facilitar, hierarquizar e disciplinar os percursos pedonais e integrar o parqueamento/tráfego automóvel com a atividade humana. No fundo, tornar mais funcional, acessível e atrativa a nossa vila”, realçou a autarquia.

Últimas