PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Augusto Domingues renunciou ao mandato de vereador na Câmara Municipal

19 Janeiro, 2021 - 20:00

681

0

PUB [atualizada 21h00 – Com justificação de Paulo Esteves]   Augusto Domingues renunciou ao mandato como vereador pela oposição (PS) na Câmara Municipal de Monção. O anúncio foi feito esta […]

PUB
[atualizada 21h00 – Com justificação de Paulo Esteves]

 

Augusto Domingues renunciou ao mandato como vereador pela oposição (PS) na Câmara Municipal de Monção. O anúncio foi feito esta terça-feira pelo presidente da Câmara, António Barbosa (PSD), em reunião do Executivo Municipal, que leu na íntegra o curto e-mail enviado pelo agora ex-vereador socialista.

“Serve o presente para informar que, por motivos do foro pessoal, renuncio ao cargo de vereador. Fora a diferença, fica a estima”, escreveu Augusto Domingues.

O gesto acabou por surpreender o próprio presidente da Câmara. “Não contava com esta renúncia. Esperava uma saída diferente”, confessou António Barbosa que, de seguida, reviveu de forma breve os tempos políticos mais próximos do ex-vereador.

Barbosa recuou até 2013, altura em que Augusto Domingues presidia à Câmara de Monção. António Barbosa liderava a oposição social-democrata. Destacou “a forma amigável e respeitosa” com que sempre foi tratado pelo antigo autarca socialista.

Porém, em 2017, as posições inverteram-se: Barbosa passou a ser presidente de Câmara e Augusto Domingues transitou para a oposição. Um período em que “Augusto Domingues também acrescentou muito a este órgão”, enalteceu o edil social-democrata.

 

 

Manuel José Oliveira ocupa o lugar

 

 

Na mesma sessão camarária, foi dada posse a Manuel José Oliveira, vereador que irá ocupar daqui em diante o lugar deixado vago por Augusto Domingues.

Com 43 anos de idade, Manuel José Oliveira é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica. É atualmente financial advisor numa instituição bancaria no concelho. No campo autárquico, foi presidente da junta de Cambeses e é atualmente presidente da Assembleia daquela freguesia.

“Devo confessar que fui apanhado de surpresa. Ainda estou a processar tudo isto, não estava a espera”, disse o novo vereador socialista à Rádio Vale do Minho, momentos antes do início da sessão. “Em todo caso  respeitarei sempre a decisão de Augusto Domingues. Não fui informado deste processo,  apenas recebi a convocatória e estou a cumprir com o meu dever em conformidade com a legislação em vigor”.

 

 

Manuel José Oliveira ocupa o lugar de vereador deixado vago por Augusto Domingues

[Fotografia: DR]

 

 

Questionado sobre o que terá levado Augusto Domingues a renunciar ao mandato, o novo vereador disse desconhecer. “Mesmo que estivesse na posse dessa informação não a partilharia por respeito e cordialidade a um camarada, a um vereador e a um ex-presidente que muito deu a Monção”, sublinhou. “É um ato exclusivamente pessoal e não vou pronunciar-me sobre isso”.

Em tom tranquilo, Manuel José Oliveira rejeita qualquer cenário de crise no partido. “Não é correto da minha parte fazer qualquer juízo de valor pessoal ou coletivo relativamente a este processo. Como lhe disse não estou na posse de toda a informação, e seria desonesto especular sobre as circunstancias politicas que levaram a esta tomada de posição”, afirmou o novo vereador que se estreou numa reunião onde o PS compareceu com apenas dois dos três vereadores com assento camarário. Faltou Paulo Esteves por motivos de agenda pessoal.

Já durante a reunião camarária, o novo vereador fez questão de mostrar-se convicto de que “isto não foi um adeus” de Augusto Domingues à política. “Quando voltar, virá mais forte”, assegurou.

As eleições autárquicas aproximam-se. Nos corredores do PS monçanense sussurram-se vários nomes para encabeçar a lista à Câmara Municipal e Augusto Domingues vinha sendo um dos apontados. Porém, é previsível que a renúncia ao mandato faça reduzir o número de palpites que colocam o ex-vereador socialista e antigo presidente da Câmara como cabeça de lista.

 

Concelhia “respeita decisão” de Augusto Domingues

 

 

Ouvido pela Rádio Vale do Minho sobre esta matéria, o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do PS Monção foi breve no comentário. Tiago Morais Rodrigues referiu apenas que “a CPC respeita a decisão tomada por Augusto Domingues”. E mais não disse.

 

 

20 anos no poder

 

 

Com 64 anos de idade, Augusto Domingues foi professor na Escola Agrícola de Ponte de Lima. É tido como um dos fundadores da Feira do Alvarinho de Monção, cuja primeira edição remonta a 1997. Nesse mesmo ano tornou-se vereador da Cultura na Câmara de Monção após a vitória de José Emílio Moreira (PS) nas eleições autárquicas. Permaneceu nessas funções até 2013, ano em que se tornou Presidente da Câmara de Monção após ter vencido as eleições por escassos três votos.

Volvidos quatro anos, em 2017, recandidatou-se à Câmara Municipal mas desta vez foi derrotado pelo PSD, cujo cabeça-de-lista foi o mesmo de 2013: António Barbosa.

Durante três anos e três meses exerceu as funções de vereador da oposição socialista no Executivo Municipal. Um período que encerrou esta terça-feira, após anunciada a renúncia ao mandato.

A Rádio Vale do Minho tentou contactar com Augusto Domingues. Até ao momento sem qualquer êxito.

 

[Fotografia: FB Augusto Domingues]

 

PUB

Últimas