PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Antigo ‘barracão’ da CP safou desfolhada do mau tempo

14 Outubro, 2018 - 08:33

223

0

Podia ter sido cancelada, só que não. Foi o barracão quem salvou a desfolhada tradicional realizada ao princípio da noite deste sábado, na evolvente da antiga estação de Monção. A […]

Podia ter sido cancelada, só que não. Foi o barracão quem salvou a desfolhada tradicional realizada ao princípio da noite deste sábado, na evolvente da antiga estação de Monção. A iniciativa estava programada para ser feita a céu aberto mas o mau tempo que se fez sentir obrigou a organização a repensar o assunto. A solução apareceu no alpendre daquele antigo armazém da CP, curiosamente um dos espaços mais debatidos durante a anterior gestão socialista na Câmara Municipal, há dois anos, aquando a apresentação de duas soluções urbanísticas para o Projeto de Requalificação Urbanística da Avenida D. Afonso III. A chamada Proposta A, defendida pelo PS, previa a eliminação daquele armazém. Já a Proposta B, mais aceite pelo PSD, apresentava a manutenção da estrutura. Os sociais-democratas, ainda como oposição na Câmara, viriam até a apresentar uma terceira alternativa – elaborada por um jovem arquiteto -, onde estava também prevista a manutenção de todo o património edificado pela CP. “Está de pé e vai continuar connosco. Dependendo da nossa vontade, será uma estrutura que vai manter-se!”, garantiu à Rádio Vale do Minho o vice-presidente da Câmara Municipal de Monção, João Oliveira. “É uma estrutura que vai fazer parte do nosso projeto para a envolvente da antiga estação”, acrescentou o autarca que fez questão de apontar toda a atividade ali a desenrolar-se. “Isto só prova que o barracão faz sentido”, concluiu.

 

João Oliveira: “É uma estrutura que vai fazer parte do nosso projeto para a envolvente da antiga estação.”

 

Paulo Esteves, vereador pelo PS na Câmara de Monção, marcou também presença nesta desfolhada tradicional. Questionado sobre o mesmo tema, o autarca socialista traçou desde logo uma linha que separou a sua visão pessoal do tema da posição tomada pelo partido em tempos idos. “A minha opinião pessoal sobre o barracão sempre foi de que deve ser mantido. Eu tenho uma opinião própria e o PS é composto por várias pessoas. O PS é um partido democrático e não é feito de unanimidades”, sublinhou Paulo Esteves à Rádio Vale do Minho. “Sempre fui apologista da defesa deste espaço e o PS tem esse conhecimento”, garantiu.

 

Paulo Esteves: “A minha opinião pessoal sobre o barracão sempre foi de que deve ser mantido. Eu tenho uma opinião própria e o PS é composto por várias pessoas.”

 

Do lado do CDS-PP, a presidente da Comissão Política Concelhia também fez questão de assistir a esta atividade. Sempre sorridente, Sara Covas recordou à Rádio Vale do Minho que “o CDS-PP defende a manutenção de toda esta estrutura e de conservar a história”. 

De resto, todos os quadrantes políticos louvaram esta iniciativa organizada pelo Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe. Uma atividade que permitiu dar corpo a um costume ancestral. “É sempre um prazer organizar estas coisas. Quanto mais não seja por reviver o passado, até porque algumas pessoas mais novas já não sabem o que isto é. O tempo não está a ajudar, mas é sempre uma oportunidade de nos juntarmos e estarmos aqui a conviver”, finalizou Armando Alves, presidente daquele agrupamento.

 

Veja mais algumas fotos da desfolhada tradicional realizada este sábado:

PUB

 

Últimas