PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: ‘Alto Minho Ensemble’ promete grande final no berço do Alvarinho

22 Abril, 2015 - 08:38

134

0

Concerto em Monção está marcado para 22 de Maio, na Igreja Matriz.

Os organizadores da iniciativa ‘Alto Minho Ensemble’ estão a preparar um “grande final”, a ser tocado em Monção. Recorde-se que este projeto de música erudita arrancou no passado dia 21 de Março, em Paredes de Coura. As músicas já foram ouvidas em várias igrejas do Alto Minho. O objetivo passa sobretudo por chamar a atenção para os espaços históricos da região. A digressão vai sensivelmente a meio. A última atuação acontece a 22 de Maio, em Monção, na Igreja Matriz. “Temos preparado para o último concerto um programa especial. Será um repertório que ainda foi pouco tocado aqui na região. Esperamos que seja um encerramento em grande”, disse à Vale do Minho Davide Martins, da organização.
Entre os sons barrocos já ouvidos, contam-se obras de grandes compositores como Vivaldi, Bach e Haendel. O responsável mostra-se satisfeito com a afluência de público e diz mesmo que “há para todas as idades. Desde crianças até à terceira idade. As pessoas tendem a pensar que a música clássica é apreciada apenas pelos mais velhos. Isso é totalmente falso, até porque a geração na qual existe um maior índice de formação e preparação para apreciar este tipo de música é precisamente a mais nova”.
A próxima atuação está agendada para dia 2 de Maio, em Vila Nova de Cerveira, na Igreja da Misericórdia. Nas pautas estão obras de Haendel e Leclair. Os músicos mostram-se animados. “O balanço até agora é francamente positivo. Já tocámos em alguns locais totalmente lotados. Há também uma marca inovadora neste programa cuja estrutura musical é formada a partir do próprio Alto Minho. Todos os músicos nasceram ou estão radicados no Alto Minho há mais de uma década. Há uma valorização de recursos endógenos”, realçou Davide Martins.
Este projeto musical, promovido pela CIM Alto Minho, inclui ainda a gravação e edição de um CD com vista à promoção junto de outros festivais. O programa representa um investimento de 70 mil euros, comparticipado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

Últimas