PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Modernização da Linha do Minho é “prioridade” dos governos de Portugal e Espanha

4 Outubro, 2012 - 08:43

229

0

A modernização da Linha do Minho foi apresentada na Comissão Europeia como “uma prioridade” pelos governos de Portugal e Espanha, para potenciar a ligação entre Porto e Vigo, disse o presidente do Eixo Atlântico.

A modernização da Linha do Minho foi apresentada na Comissão Europeia como “uma prioridade” pelos governos de Portugal e Espanha, para potenciar a ligação entre Porto e Vigo, disse o presidente do Eixo Atlântico.

A informação foi avançada à Lusa por José Maria Costa após uma reunião, esta quarta-feira, em Bruxelas, com responsáveis da Direção Geral de Transportes de Comissão Europeia e com o coordenador europeu das Redes Transnacionais, Carlo de Grandis, que “confirmaram” que a modernização da Linha do Minho é uma “prioridade para os Governos de Portugal e de Espanha”.

Segundo o presidente do Eixo Atlântico e autarca de Viana do Castelo, os responsáveis comunitários informaram que a ministra do Fomento de Espanha, Ana Pastor, já atribuiu “caráter prioritário” a este projeto, sendo intenção de Madrid prever fundos comunitários para o projeto, numa convocatória extraordinária a lançar em novembro.

Acrescentou que os responsáveis da Comissão Europeia “confirmaram igualmente que o Governo português transmitiu recentemente a mesma posição”.

No mesmo sentido foi a posição dos embaixadores de Portugal e de Espanha na União Europeia, “que confirmaram aos dirigentes do Eixo Atlântico as instruções dos seus governos para defenderem, nas instâncias comunitárias, a ligação ferroviária entre Porto e Vigo”.

Os dirigentes da Comissão Europeia aceitaram ainda o convite do Eixo Atlântico e vão participar, em novembro, numa cimeira a realizar em Monforte de Lemos, Galiza, na qual serão debatidas as ligações ferroviárias de passageiros e mercadorias que servem a eurorregião.

Os dirigentes do Eixo Atlântico defendem o início do processo de modernização da Linha do Minho, entre Nine e Valença, do lado português, para que as obras arranquem já suportadas pelo próximo quadro comunitário de apoio, que começa em 2014, com uma candidatura conjunta dos dois países e num investimento global que poderá rondar os 180 milhões de euros.

O objetivo é apresentar uma ligação ferroviária entre as duas maiores cidades da eurorregião, Porto e Vigo, de “elevada prestação”, ou seja, em menos de metade das mais de duas horas que leva, atualmente, a assegurar o mesmo serviço.

“O percurso entre Porto e Vigo em alta prestação começa a ser uma realidade”, assumem os dirigentes do Eixo, após as reuniões realizadas nos últimos dias em Bruxelas.

Últimas