PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Ver um cortejo com romanos, cavaleiros medievais e gente da pré-história

7 Agosto, 2023 - 16:51

967

0

Melgaço em Festa.

É uma das grandes novidades da edição deste ano do Melgaço em Festa: um Cortejo Histórico.

 

Vai acontecer no próximo sábado, dia 12 de agosto, a partir das 17h00 pelas ruas da vila.

 

Um desfile que irá integrar dezenas de participantes, certamente trajados a rigor, onde o objetivo passa por retratar a ocupação humana do concelho ao longo dos tempos. E quando falamos em tempos, queremos dizer centenas de milhares de anos.

A romanização é outro período que não poderia passar ao lado neste cortejo. Dos vários registos existentes da passagem dos romanos por Melgaço, uma das descobertas mais recentes reporta-se a Décimo Júnio Bruto.

 

Terá sido o general romano que, há aproximadamente 2.200 anos, terá comandado 10.000 homens e acampado durante vários meses na Lomba do Mouro, no planalto de Castro Laboreiro, em Melgaço.

 

No Cortejo vão ainda estar representadas a Idade Média e a Idade Contemporânea.

 

Foi durante a Idade Média que Melgaço recebeu o Foral.  Símbolo da autonomia municipal, atribuído por D. Manuel I, ao Concelho de Melgaço, a 13 de Novembro de 1513, na sequência da reforma dos forais antigos.

 

É, sem dúvida, uma preciosa fonte histórica, que, contêm a menção pormenorizada das propriedades e direitos da Coroa, dispersos pelas freguesias, então integradas no Concelho, bem como, a calendarização do pagamento das rendas.

 

A iniciativa faz parte do Melgaço em Festa, que arranca no dia 4 de agosto e se prolonga até dia 15 desse mês.

 

 

 

[Fotografia capa: Município Melgaço]

Tópicos:

#Cortejo

Últimas