Terá entre os 13 e os 17 anos e será residente e aluno… ou aluna do Agrupamento de Escolas de Melgaço. Eis o perfil do próximo… ou da próxima Jovem Presidente da Câmara de Melgaço.
A iniciativa, intitulada Jovem Autarca 2023, vai ser levada a cabo pelo Município de Melgaço.
Trata-se de um programa que pretende sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respetivos órgãos, estreitando as relações entre a autarquia e os jovens.
Pretende ainda capacitar os jovens nas áreas de comunicação, relações interpessoais, tomada de decisão, negociação, gestão, resiliência, liderança e cidadania ativa.
“Desta forma, reforçam-se os mecanismos que permitem adequar as políticas municipais às reais necessidades dos nossos jovens, ao mesmo tempo que lhes proporcionamos o conhecimento da realidade da gestão autárquica”, considera a vereadora da Educação, Fátima Sousa.
As eleições estão marcadas para o próximo dia 6 de março. Vão decorrer na sede do Agrupamento de Escolas de Melgaço, entre as 9h30 e as 17h00.
Até lá, vai tudo processar-se como fazem os mais crescidos.
A candidatura deverá ser individual e entregue, pessoalmente, entre os dias 29 de janeiro e 10 de fevereiro, nos Serviços de Educação e Ação Social da Câmara Municipal de Melgaço ou então via e-mail para o jovemautarca@cm-melgaço.pt.
Os candidatos terão ainda de entregar, entre outros, uma lista de assinaturas com, pelo menos, 50 apoiantes e um manifesto eleitoral que não poderá exceder as 1.500 palavras.
Vai seguir-se a campanha eleitoral, entre 27 de fevereiro e 3 de março.
A tomada de posse realiza-se no dia 7 de março.
Quem pode votar?
Poderão votar todos os jovens matriculados no Agrupamento de Escolas de Melgaço e que se encontrem a frequentar os anos de escolaridade do 5º ao 12º.
Os três candidatos com maior número de votos formarão o “Executivo Jovens Autarcas”. O candidato que conseguir maior número de votos terá o “cargo” de “Jovem Presidente”, e os candidatos que ficaram em 2º e 3º lugar terão o “cargo” de “Jovens Vereadores”.
Os restantes candidatos integrarão a “Assembleia de Jovens Autarcas”.
Comentários: 0
0
0