PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Todos ao Espumante! – Tudo o que precisa saber sobre a Festa que começa hoje

25 Novembro, 2022 - 09:15

437

0

Festa do Espumante.

Arranca esta sexta-feira no Largo do Mercado, em Melgaço, mais uma edição da Festa do Espumante. Até domingo o evento promete reunir uma grande montra de espumantes de Alvarinho; produtos regionais (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros); provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, entre outras iniciativas.

 

A edição do ano passado, recorde-se, registou cerca de 5.000 visitantes. Fez história no sentido em que foi o primeiro grande evento a regressar ao Vale do Minho após o rigor das restrições provocadas pela pandemia da COVID-19.

 

O recorde prevalece em 2019, ano em que este certame alcançou a marca dos 9 mil visitantes.

 

 

Dezassete produtores de espumante

São 17 produtores de espumante e nove de produtos locais que vão participar na próxima edição da Festa do Espumante que arranca já na sexta-feira.

 

Sessões de Showcooking, com a confeção de propostas gastronómicas pensadas para a harmonização com espumantes da casta Alvarinho, protagonizadas pelos chefs Chakall (Cozinha Divina), Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin), acompanhados pelo sommelier e provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos), que aliás, guiará também provas comentadas ao longo dos três dias, são as propostas deste ano.

 

As noites de sexta e sábado serão repletas de animação musical: dia 25 com Patrícia Teixeira (voz) e Paulo Jorge Pires (piano) e o DJ Tata; dia 26 com o trio musical Bruno Pereira (guitarra e voz), Andrea Domingos (voz) e Roberto Martins (baixo), seguindo-se o DJ Pedro Simões (RFM).

 

 

Estrela Michelin presente

António Loureiro, que dirige o restaurante A Cozinha por António Loureiro, continua a ostentar a estrela Michelin. Renovou esta semana o título pelo quinto ano consecutivo. Este galardoado Chef é um dos convidados das Sessões de Showcooking da Festa do Espumante.

 

A cerimónia da entrega das novas estrelas decorreu em Toledo, Espanha. No total, são agora 38 os restaurantes que têm uma ou duas estrelas Michelin em Portugal.

 

O restaurante de António Loureiro, em Guimarães, foi o único em todo o Minho a ser galardoado.

 

 

Gelado de Alvarinho

O Gelado de Aguardente de Alvarinho vai estar também presente na Festa do Espumante. A inovação, assinada pela produtora Dona Paterna, de Melgaço, é concebida em parceria com a gelataria portuense Neveiros.

 

Este novo produto, refere a Dona Paterna, resulta numa “harmonia perfeita entre o doce do gelado e o sabor da aguardente vínica de alvarinho, a Dona Paterna XO. Tem apenas três ingredientes – leite, açúcar e aguardente, na sua forma artesanal e natural”.

 

“Tenho de que mesmo os mais céticos e quem não aprecia aguardente não irão ficar indiferentes a este gelado. O resultado é excecional. Um gelado com caráter”, garante Carlos Codesso, rosto principal da Dona Paterna.

 

Já a pastelaria Neveiros, garante que “é um gelado requintado, como a aguardente que lhe dá forma. Uma simplicidade com explosão de sabores”. 

 

O gelado de Alvarinho da Dona Paterna, recorde-se, foi anunciado no passado mês de agostoNo entanto, a produtora avisou que só iria ser comercializado no próximo Verão – em 2023. Para surpresa de todos, é agora anunciada esta antecipação que certamente fará as delícias de miúdos, graúdos e dos apaixonados pela casta Alvarinho.

 

 

Presidente da CVRVV abre o evento

Dora Simões, presidente da Direção da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), vai presidir à cerimónia de inauguração da próxima edição da Festa do Espumante de Melgaço que arranca na próxima sexta-feira, apurou a Rádio Vale do Minho junto da organização. O certame prolonga-se até domingo.

 

Natural do Porto, Dora Simões foi eleita no passado mês de julho para o cargo de presidente da Direção da CVRVV para o triénio 2022-2025.

 

É licenciada em English for International Business pela University of Central Lancashire, no Reino Unido.

 

Conta com um percurso profissional de mais de 25 anos, tendo assumido funções de relevo no setor dos vinhos, desde gestão de Marketing na Europa Central da Ernest & Julio Gallo Winery, à Direcção-Geral da ViniPortugal ou a presidência da Direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), onde lançou e desenvolveu o Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) que constitui uma referência a nível nacional e internacional.

 

A cerimónia oficial de inauguração do evento está prevista para sexta-feira às 17h00.

 

 

 

Programa

25 de novembro

11h00 – Abertura ao público

16h00 – Prova Comentada 1 | Espumante Alvarinho, o saber fazer, a casta e o terroir

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

17h00 – Abertura oficial

19h00 – Showcooking & Harmonização 1

Chefe Chakall (Cozinha Divina) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

22h00 – Música ao Vivo com Paulo Jorge Pires

23h55 – DJ Tata

 

 

26 de novembro

12h00 – Abertura da festa

15h30 – Showcooking & Harmonização 2

Chefe Hugo Freitas Araújo (Solar dos Presuntos, Lisboa) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

18h30 – Prova Comentada 2 | Torne-se especialista na prova de Espumante Alvarinho

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

22h00 – Trio musical

Bruno Pereira (guitarra e voz), Andréa Domingues (voz) e Roberto Martins (baixo)

23h55 – DJ Pedro Simões, RFM

 

27 de novembro

12h00 – Abertura da festa

15h30 – Showcooking & Harmonização 3

Chefe António Loureiro (A Cozinha por António Loureiro, Guimarães, *Michelin) e Manuel Moreira, Sommelier e Provador (Revista de Vinhos)

16h30 – Prova Comentada 3 | Saiba o que vai bem com Espumante Alvarinho

Sommelier e Provador Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

18h00 – Encerramento

 

 

Ainda sobre a Festa do Espumante

Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Até 2019 foi sempre a subir. E a ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.

 

Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.

 

O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

 

A entrada é livre e o acesso às provas de espumantes faz-se mediante a aquisição do copo oficial num valor praticamente simbólico.

 

Este evento, a ter lugar no Largo do Mercado, é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.

 

 

[Fotografia: Arquivo/Município Melgaço]

Últimas