PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

2

Melgaço

Melgaço: Também viu esta ‘máquina’ em cima da Ponte Minhoteira? Saiba o que foi lá fazer

27 Dezembro, 2022 - 13:02

20348

0

Vistoria.

Uma equipa da Infraestruturas de Portugal (IP) esteve recentemente na Ponte Minhoteira, na freguesia de Parada do Monte, em Melgaço. Segundo o Município, aquela estrutura recebeu em 2016 um conjunto de técnicos da IP que realizaram “uma inspeção visual do estado de conservação da correspondente ponte, tendo daqui resultado uma avaliação razoável”.

 

No entanto, desse trabalho e análise realizada, “ficou definido que se deveria agora efetuar uma nova avaliação”.

 

Assim, entendeu o Município que, para além de uma inspeção visual, “dever-se-ia efetuar um estudo de diagnóstico que incluiu ensaios de caracterização estrutural e de durabilidade, avaliando assim a capacidade máxima da resistência estrutural da referida estrutura, bem como as condições para a sua utilização, sendo o relatório favorável a tal”.

 

 

De onde vem o nome da ponte?

A atual ponte contará com poucas décadas de existência. No entanto, antes desta, existiram outras naquele mesmo lugar que, conta Valter Alves, professor e investigador da história do concelho no blog Melgaço, Entre o Minho e a Serra, se chama lugar da Minhoteira.

 

Conta Valter Alves que o termo Minhoteira “é de uso muito antigo e significa pequena ponte de madeira composta por uma ou duas tábuas para passagem de pessoas”.

 

“Certamente, que muitos se lembram de ali existir até há cerca de 35 anos, uma ponte em pedra mas ninguém tem memória de ter ali existido uma ponte em madeira. Na verdade, quem nos esclarece este assunto é o padre de Parada do Monte num documento redigido em 1758″, prossegue.

 

Ora, nesse documento secular, o pároco Francisco de Caldas Bacellar escreve que, na época, na Minhoteira existia “uma ponte de cantaria há poucos anos, que antes era de pau em o sítio chamado Minhoteira, sítio horrendo e medonho“.

 

A antiga ponte em pedra foi construída em meados do século XVIII e que antes dessa ponte em pedra, já ali havia uma pequena ponte em madeira, sendo essa a razão para o nome do lugar. 

 

 

[Fotografia: Município Melgaço]

Últimas