PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Recorda-se desta multidão? Vem aí novo cortejo (eis o PROGRAMA)

30 Setembro, 2025 - 19:04

1469

0

Noite dos Medos.

É um dos maiores cortejos do ano em Melgaço. Atrai uma multidão e no ano passado foi considerado “o melhor de sempre”. Este ano volta a repetir-se.

 

No próximo dia 31 de outubro, a partir das 21h00, a concentração dos mascarados vai acontecer no Largo Hermenegildo Solheiro, no centro da vila, para mais uma Noite dos Medos.

 

Trata-se de um Halloween à moda do Alto Minho que mistura arte, com tradição e muita diversão.

 

A partir das 21h30 acontece o Concurso dos Medos, para apresentação pública dos mascarados. Vai seguir-se, pelas 22h30, o Cortejo dos Medos.

 

Do Largo Hermenegildo Solheiro, os mascarados vão percorrer a Rua Dr António Durães até ao Largo da Calçada, descendo depois pela Rua da Calçada até ao acesso do Castelo de Melgaço, pela Rua Direita, onde se desenrolarão os restantes momentos do evento.

 

A noite culmina com a Queimada Galega e Esconjuro das Bruxas, pelas 23h15, no Castelo, seguindo-se um espetáculo de fogo e animação musical com Dj´s.

 

 

PROGRAMA

Largo Hermenegildo Solheiro

• 21h00 | Welcome Drink dos Medos

• 21h30 | Apresentação do Concurso dos Medos

• 22h30 | Cortejo dos Medos

 

Castelo de Melgaço

• 23h15 | Queimada Galega e Esconjuro das Bruxas

• Espetáculo de fogo

• Animação musical com Djs

 

PROGRAMAÇÃO COMPLEMENTAR ATÉ 16 DE NOVEMBRO

À semelhança das edições anteriores, a programação estende-se além da noite principal e integra diversas ações culturais em espaços do concelho, designadamente:

 

• Exposição Entre Mundos e Segredos 
Patente na Casa da Cultura, entre 6 de outubro e 16 de novembro. A mostra pretende dar voz à tradição local através de histórias, vivências e testemunhos sobre o “oculto” e o inexplicável.

 

• Serões dos Medos 
Na Casa da Cultura, no dia 24 de outubro, pelas 21h00.
Sessão dedicada à temática “O 6.º Sentido”, com moderação do professor Albertino Gonçalves. O momento assume-se como um espaço de partilha entre ciência, tradição e experiências pessoais, na 1ª pessoa.

 

• Contos Contigo – Histórias de arrepiar: “Tu és um monstro?” 
Na Casa da Cultura, no dia 25 de outubro, pelas 10h30. A sessão é dirigida ao público familiar, promovendo a leitura e a imaginação em ambiente descontraído.

 

• Cinema dos Medos

Na Casa da Cultura:

– 18 out. | 10h30 – “Corrida Mais Louca da Europa” (M6)

– 25 out. | 21h30 – “The Conjuring 4” (M16)
Bilhetes disponíveis na Casa da Cultura de Melgaço | Custo: 3€

 

• Torre dos Medos

No Castelo de Melgaço, entre 28 de outubro e 16 de novembro.

 

Uma experiência pensada para os mais novos, que convida à descoberta de um mundo fantástico, misterioso e sensorial.

 

 

 

Concurso dos Medos (inscrições até 27 de outubro)

 

Concurso dos Medos volta a desafiar escolas, grupos e entidades do concelho a apresentarem propostas criativas em duas categorias:

 

• Categoria Escola: “Monstros & Fantasmas”

 

• Categoria Grupo: “Feitiços & Bruxarias”

 

As inscrições são gratuitas e devem ser submetidas até 27 de outubro, presencialmente na Casa da Cultura ou via email, para [email protected]. As normas de participação e a ficha de inscrição estão disponíveis aqui.

 

 

[crédito fotografias: Arquivo/Rádio Vale do Minho]