PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Ministro garante que Governo “ainda tem muito para dar” ao Alto Minho [VÍDEO]

22 Abril, 2022 - 21:48

584

0

Festa do Alvarinho e do Fumeiro prolonga-se até domingo.

O Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, garantiu esta sexta-feira, em Melgaço, que o Governo “ainda tem muito para dar” ao Alto Minho.

 

Na abertura da Festa do Alvarinho e do Fumeiro, que regressou após dois anos suspensa devido à COVID-19, o governante louvou a postura que o presidente da Câmara tem tido junto do Executivo de António Costa, reivindicando direitos do concelho.

 

Porém, o Ministro sublinhou que “o que já fizemos não foi nenhuma dádiva ao Alto Minho. Foi respeito! Respeitar o povo desta região. O seu trabalho e a sua dedicação”. 

 

E, por falar em reivindicações, o autarca melgacense não perdeu a oportunidade. Na sua intervenção Manoel Batista voltou a insistir numa ambição antiga. Apelou ao Governo para que olhe mais para a “rodovia”.

 

Com grande satisfação, Manoel Batista enalteceu também o regresso do certame, precisamente no primeiro dia em que a máscara deixou de ser obrigatória.

 

“Voltamos ao nosso pleno. À nossa forma tradicional de fazer a Festa do Alvarinho”, anunciou. Um dos “eventos âncora” da economia local “onde promovemos os nossos produtos reconhecidos em todo o mundo, já distinguidos com prémios nacionais e internacionais”.

 

A Festa do Alvarinho arrancou esta sexta-feira. Vai prolongar-se até domingo.

 

No total, são 27 produtores de alvarinho, 15 de queijos, fumeiro e produtos locais, quatro tasquinhas e nove instituições e empresas, de diferentes ramos, que vão dar a conhecer o potencial da região num certame que atrai milhares de visitantes de vários pontos do país, mas também da vizinha Galiza e ainda melgacenses emigrantes.

 

Dos vinhos alvarinho, ao fumeiro e ao artesanato, passando pelo turismo e pela gastronomia, a Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço reúne as características populares que estiveram na sua origem e a evolução natural assinalada ao longo destes 27 anos.

 

Durante os três dias do evento será possível assistir a showcookings: três chefes, os estrela Michelin Arnaldo Azevedo e Vitor Matos, e ainda a chefe Cristina Manso Preto, apresentarão propostas gastronómicas com produtos autóctones melgacenses e, claro, harmonizados com alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço.

 

Haverá também oportunidade de assistir a três provas comentadas de vinhos, pelo sommelier Manuel Moreira, da Revista de Vinhos, que se debruçará nas temáticas: “Todas as ocasiões são boas para espumantes de alvarinho”, “Alvarinho à prova do tempo” e “Os segredos da prova de vinhos”.

 

O recinto da Festa conta com um total de 55 expositores e uma zona de degustações com capacidade para cerca de 400 pessoas sentadas. Os visitantes poderão adquirir o kit de prova (copo e porta-copo) no stand da organização do evento.

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Confira o programa da Festa do Alvarinho 2022

 

Ainda esta sexta-feira, 22 abril

22h30 – Música ao Vivo por Função Públika

 

Sábado, 23 abril

10h00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas Degustação de pratos típicos no Espaço Restauração

16h00 – Showcooking & Harmonização: chefe Arnaldo Azevedo (*Michelin, Vila Foz, Porto) | Vitela cachena , cremoso de batata com queijo de cabra e cogumelos

17h00 – Atuação da Escola de Concertinas de Melgaço

19h00 – Conversas Sobre Alvarinho: “Alvarinhos à prova do tempo”, Manuel Moreira (Revista de Vinhos) Degustação de pratos típicos no Espaço Restauração

22h30 – Música ao Vivo por Grupo AF

 

Domingo, 24 abril

10h00 – Abertura da Exposição/Venda dos Produtos Locais e das Tasquinhas Degustação de pratos típicos nas tasquinhas (recinto da Festa)

 

15h00 – Música ao Vivo por:

  • Minhotos Marotos
  • Grupo Folclórico de Pinheiros (Monção)
  • Grupo Dançares Castrejos
  • Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço

16h00 – Showcooking & Harmonização: chefe Cristina Manso Preto (“Praça da Alegria”, RTP) | “Merenda de Fumeiro”

17h30 – Conversas Sobre Alvarinho: “Os segredos da Prova de Vinhos”, Manuel Moreira (Revista de Vinhos)

21h00 – Encerramento

 

Últimas