PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Melgaço: Lá em cima tudo a postos – Veja a incrível maquinaria que vai levantar as eólicas [FOTOS]

6 Fevereiro, 2023 - 00:03

8752

0

Energias renováveis.

Tudo a postos no Subparque Eólico de Picos, da ENERCON, em Lamas de Mouro, Melgaço, para receber dois novos aerogeradores.

 

A subida até ao teto do concelho deverá iniciar-se esta semana. Até porque, conforme já alertou o Município local, entre esta segunda-feira e o próximo dia 19 de fevereiro – entre as 9h00 e as 19h00 – haverá condicionamento de trânsito na Estrada Nacional 202 desde a Vila até ao cruzamento de Alcobaça.

 

“Recordamos que no subparque de Picos houve a necessidade de se instalarem novos aerogeradores, com uma potência muito superior à dos atuais – a saber que os antigos têm uma potência de 2MW e os novos de 5MW”, esclarece o Município de Melgaço.

 

Durante o mês de janeiro, conforme mostrou a Rádio Vale do Minho, foram levados a cabo vários trabalhos na EN 201 (Valença-Monção) e EN 202 (Monção-Melgaço) por forma a permitir a passagem dos enormes camiões que transportam os componentes destes aerogeradores.

 

Os trabalhos, que estiveram a cargo da Ventominho – Energias Renováveis, SA, implicaram não só o desmantelamento temporário e parcial de várias rotundas naquelas vias, como também o abate de árvores mais próximas da via, entre Melgaço e Lamas de Mouro.

 

Lá em cima, no Subparque Eólico de Picos, a potente maquinaria espera a chegada dos gigantes.

 

Conforme apurou já a Rádio Vale do Minho, a subida é tão lenta que o caminho entre a vila de Melgaço e o local onde serão instalados demorará cerca de seis horas.

 

 

 

Veja a galeria de fotos [cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

 

Cada aerogerador tem mais de 120 metros de altura. Está equipado com três pás, cada uma com mais de 74 metros. Serão maiores do que os restantes quase 30 aerogeradores instalados neste parque, cuja altura ronda os 75 metros, com pás de 40 metros.

 

O início dos transportes estava previsto para o passado dia 1 de fevereiro. Até ao momento ainda não há registos da passagem de camiões nas referidas estradas.

 

Várias fontes consultadas pela Rádio Vale do Minho informaram que o transporte seria feito “de madrugada”. Em horas de menor tráfego.

 

No entanto, o Município de Melgaço alerta para um condicionamento em horário diurno.

 

Entretanto, com estes dois novos aerogeradores, o Município mais a norte fortalece-se nas energias renováveis. 

 

Conforme noticiou a Rádio Vale do Minho no passado mês de Outubro, a freguesia de Penso, neste concelho, vai ter uma Área de Acolhimento Empresarial (AAE) de Nova Geração. É uma de três aprovadas para a região Norte para produção de energia fotovoltaica e de hidrogénio verde.

 

O investimento, segundo o Presidente da Câmara, Manoel Batista, será de 12,3 milhões de euros e promete “revolucionar as condições de captação de indústrias” no concelho.

 

A nova AAE deverá estar concluída em 2025, com 2,5 hectares destinados à produção de energia fotovoltaica. É financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e contempla ainda a produção de hidrogénio verde.

 

De um total de 110 milhões de euros de fundos do PRR, foram selecionadas 10 AAE no país, três das quais na NUTS II – Norte, nomeadamente Melgaço, Chaves e Vila Real.

 

 

[Fotografias capa: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Ambiente

Últimas