PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: “Já nevou mais que na Suiça” – Neve cai intensamente em Lamas de Mouro [c/VÍDEO]

4 Dezembro, 2020 - 11:17

415

0

PUB Os emigrantes naturais de Melgaço estão deslumbrados com as imagens que chegam a partir dos pontos mais elevados de Melgaço. Um forte nevão durante a madrugada deixou várias freguesias […]

PUB

Os emigrantes naturais de Melgaço estão deslumbrados com as imagens que chegam a partir dos pontos mais elevados de Melgaço. Um forte nevão durante a madrugada deixou várias freguesias cobertas de branco. E a neve veio mesmo para ficar. Promete continuar a cair ao longo do dia.

“Já nevou mais que na Suiça”, comentou Berni Esteves, natural de Melgaço e a residir naquele país, na página de facebook do Município de Melgaço. “Magnifique”, comentou Émilie Domingues.

Para além de Lamas de Mouro, também cobertas de neve estão as freguesias melgacenses de Castro Laboreiro, Gave, Parada do Monte, Cousso, Cubalhão e Paderne.

Em comunicado, o Município de Melgaço já assegurou que “os meios estão no terreno, acautelando toda a segurança e que as vias estejam transitáveis”.

Às 8h30 da manhã, a neve atingia já perto de 5 centímetros de altura nesta localidade.

“Sei que já andam a limpar as estradas mas não recomendo ninguém a vir cá, a não ser que tenha uma viatura devidamente preparada. O melhor para visitantes será só amanhã. Esta noite ainda é capaz de nevar mais”, antevê Adílio Pereira, proprietário de um café em Castro Laboreiro.

Em toda a vila nota-se um certo ar de satisfação. A neve já faz parte da vida castreja. Sem ela, falta sempre algo. Há sempre um vazio. E no ano passado pouco nevou.

A Proteção Civil já lançou um apelo aos condutores para “adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e gelo nas vias”.

Devem também “evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve e quando isso não for possível, adotar as seguintes medidas: verificação do estado dos pneus e respetivas pressões; transporte e colocação das correntes de neve nas viaturas; assegurar o abastecimento de combustível em níveis que permitam percorrer trajetos alternativos ou a permanência do veículo em funcionamento por longos períodos de tempo, em caso de retenção nas vias afetadas”.

Nas vias afetadas pela acumulação de neve, “são desaconselhadas viagens com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais”.

 

Neve a cair em força em Lamas de Mouro [créditos: Adílio Pereira]

 

 

Cenário em Lamas de Mouro é de cortar a respiração [créditos: Adílio Pereira]

 

[Fotografia: Adílio Pereira]

 

PUB

 

Últimas