Menu

+

1

0

Melgaço

Melgaço: Festa do Espumante ‘à pinha’ – Podem ser batidos “todos os recordes” [FOTOS]

26 Novembro, 2023 - 00:29

2917

0

Festa do Espumante.

Literalmente à pinha. Foi assim que esteve a Festa do Espumante de Melgaço na segunda e última noite do evento que, recorde-se, arrancou sexta-feira e termina este domingo.

 

Muita gente vinda de vários pontos do País e também galegos. No entanto, notou Anabela Sousa, da produtora de real, desta vez a afluência de portugueses quase abafou os vizinhos do lado de lá do rio Minho.

 

“Não sei se os galegos estão em menor número, mas tenho notado a presença de muitos mais portugueses. As vendas estão a correr dentro do normal mas a festa tem corrido muito bem”, disse a responsável à Rádio Vale do Minho.

 

Pelo meio da multidão, faziam-se incontáveis brindes.

 

No palco, Bianca Barros deslumbrava tudo e todos com voz magnífica e com interpretações brilhantes de temas bem conhecidos da música portuguesa.

 

 

Batista: “Acredito que vão ser batidos todos os recordes”

De sorriso no rosto, o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço antevê já uma edição histórica da Festa do Espumante.

 

“Isto só mostra que esta é uma festa afirmadíssima, com grande procura por parte de todo o País. Esta é uma festa que fez e tem feito a afirmação do espumante de Monção&Melgaço”, disse Manoel Batista à Rádio Vale do Minho.

 

Questionado sobre a presença menos notada dos galegos, Batista não estranhou.

 

“A Galiza e toda a Espanha não é mercado para vinhos e espumantes portugueses. Os espanhóis preferam consumir o que é deles”, apontou.

 

Quanto a números finais de visitantes, deverão aparecer na segunda-feira. No ano passado, recorde-se, o evento registou a maior afluência de sempre: 10 mil visitantes.

 

“Acredito que vão ser batidos todos os recordes. Acredito que a subregião vai continuar a crescer, mas os produtores têm também de unir-se mais no sentido de promover a marca Monção&Melgaço”, recomendou.

 

 

Veja a galeria de fotos [Rádio Vale do Minho]

 

 

 

A Festa do Espumante está a ter lugar no Largo do Mercado.

 

Volta a reunir produtores de espumante da sub-região de Monção e Melgaço, mas também produtores de produtos locais e restaurantes.

 

Espumantes, boa gastronomia, showcookings e harmonizações, provas comentadas e animação musical, preencherão estes três dias.

 

No total são 17  produtores de espumante, oito produtores de produtos locais e dois restaurantes marcam presença no evento que presenteará os visitantes também com sessões de showcooking, durante as quais serão confecionadas propostas gastronómicas harmonizadas com distintos espumantes.

 

 

 

PROGRAMA (o que ainda pode ver)

26 DE NOVEMBRO

11H00 | ABERTURA AO PÚBLICO
15H30 | MÚSICA AO VIVO COM PAULO PIRES E PATRÍCIA TEIXEIRA (PIANO E VOZ)
16H30 | PROVAS COMENTADAS DE ESPUMANTES COM ANDRÉ FIGUINHA
Perlage: da uva ao copo com o Alvarinho
18H30 | SHOWCOOKING & HARMONIZAÇÃO COM CHEFE MARCO GOMES
Sabores autênticos da alta montanha
20H00 | ENCERRAMENTO

 

HORÁRIOS:
Domingo, 26 de novembro: das 11h às 20h

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas