É oficial. A edição deste ano da Festa do Espumante de Melgaço, realizada este fim de semana [de sexta a domingo], bateu todos os recordes e registou a maior afluência de sempre: 10 mil visitantes, anunciou o Município local.
As cifras ultrapassam a recordista anterior – a edição de 2019, que chegou aos 9 mil visitantes.
“A nossa Festa do Espumante, que ousei sonhar e concretizar, revelou-se um sucesso e acompanhou o crescimento exponencial dos nossos produtores de vinho. Os nossos espumantes são já famosos e reconhecidos. Melgaço é, sem dúvida, um destino obrigatório para a descoberta dos melhores brancos do mundo, devidamente reconhecidos e premiados”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista, visivelmente satisfeito.
“Obrigado a todos os que tornaram possível este evento e o crescimento notável ao longo destas oito edições”, acrescentou.
Surgida em 2015, a Festa do Espumante começou por realizar-se no Largo Hermenegildo Solheiro, e logo aí arrebatou um enorme êxito. Dados da empresa responsável pela produção registaram casa cheia todos os dias, com um total de 4.000 a 4.500 visitantes. Desde então foi sempre a subir, à exceção de 2021 – ano de pós-pandemia. A ascensão tornou-se mais notória com a mudança de casa para o Largo do Mercado.
Desde a primeira edição que a Festa do Espumante tem contribuído para a afirmação da identidade de Monção&Melgaço como território vínico de excelência, fruto de condições naturais e humanas singulares: solo, microclima e saber-fazer.
O certame pretende valorizar os produtos locais e a imagem do concelho através de uma oferta turística integrada onde o enoturismo, o turismo rural, os desportos aventura, o património cultural e paisagístico, a hotelaria e restauração constituem fatores dinamizadores para o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.
Este evento tem sido uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho.
Comentários: 0
0
0