PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Melgaço

Melgaço: Eis o maior Castro Laboreiro do mundo – Já guarda a vila ‘lá do alto’ [FOTOS]

2 Julho, 2022 - 21:40

1666

0

Arte.

A vila de Castro Laboreiro, em Melgaço, tem agora uma escultura do cão que lhe dá o nome. O trabalho, resultante da intervenção artística de Albano Martins, foi inaugurado este sábado.

 

“É uma homenagem a uma das raças mais antigas da Península Ibérica, o guardião de Castro Laboreiro, que defende o gado do grande predador, o Lobo Ibérico, conhecido pela sua rusticidade, caráter e nobreza”, disse o presidente da Câmara, Manoel Batista, visivelmente agradado com a obra.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Município de Melgaço]

 

A ação insere-se no projeto No Minho não há Aldeia melhor que a minha!, que tem direção artística e de comunicação da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da zet gallery.

 

Trata-se de uma homenagem a uma das “raças mais antigas da Península Ibérica” que “deve o seu nome à vila de onde é originário”, refere o Clube Português de Canicultura.

 

Sobre o seu comportamento e caráter, o clube aponta um “companheiro leal e dócil para a sua família, indispensável na protecção dos rebanhos contra o ataque dos lobos que, nas imediações da região de origem, ainda hoje são frequentes”.

 

É considerado “nobre de índole, muito ágil e ativo, pode mostrar alguma hostilidade sem, contudo, ser brigão. Tem um ladrar de alerta característico, que se inicia com um tom profundo, subindo em seguida em tons graves, para terminar em agudos prolongados”.

 

 

[Fotografias capa: Município Melgaço]

Últimas