PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho
Destaques
Melgaço

Melgaço: Eis o ‘Minhodka’ – O primeiro vodka de Alvarinho!

20 Dezembro, 2020 - 17:00

1390

0

PUB Chama-se Minhodka. É o primeiro vodka no mundo elaborado a partir da casta de Alvarinho. A criação é assinada por Yves Pires, um enfermeiro de 41 anos de idade, nascido […]

PUB

Chama-se Minhodka. É o primeiro vodka no mundo elaborado a partir da casta de Alvarinho. A criação é assinada por Yves Pires, um enfermeiro de 41 anos de idade, nascido e residente em França, mas com sólidas raízes em Parada do Monte, Melgaço.

“A ideia nasceu durante a Festa do Alvarinho de Melgaço em 2017. Eu já tinha um projeto para uma bebida destilada e passava também pela vodka, mas nessa edição percebi que ainda ninguém tinha feito vodka de Alvarinho”, contou Yves Pires à Rádio Vale do Minho a partir de França.

Embora enfermeiro, assume-se como um apaixonado por bebidas espirituosas desde sempre. Filho de melgacenses, a viticultura corre-lhe nas veias. Depressa percebeu que a legislação europeia acerca do vodka tinha mudado. A produção a partir de cereais deixara de ser obrigatória, sendo permitida a produção a partir de bagaço de uva “desde que isso constasse no rótulo”, explicou.

 

Rótulo do novo Minhodka é inspirado no Império Romano

Fonte: Think Bold Studio

 

Homenagem ao império romano

 

Colocou mãos à obra. “Foi cerca de um ano e meio a estudar todo o processo”, disse. Já quanto ao Alvarinho a usar, o criador escolheu (evidentemente) uma produção de Melgaço. “Sou de Parada do Monte. E tenho já um projeto de vida para ir lá viver daqui a alguns anos”, revelou.

A garrafa está a encantar os internautas. E o rótulo ainda mais. “Foi feito por um designer de Aveiro. Inspirou-se na época romana”, explicou Yves Pires. Romanos que, conforme tem vindo a ser notícia, tiveram forte presença em Melgaço há dois mil anos.

 

Primeiro lote sai esta segunda-feira

 

O primeiro lote já está pronto para sair. São 3.200 garrafas do novo Minhodka, cuja destilação foi feita na Destilaria Portuguesa. A partir desta segunda-feira, vai começar a chegar a todo país. Mas onde? “Para já, apenas bares… discotecas… e hotéis”, adiantou Yives Pires. Super e hipermercados, talvez mais tarde.

“Tem um sabor mais suave”, relativamente aos vodkas já conhecidos. “No final deixa um travo mais doce”, descreveu Yves Pires que, a concluir, reiterou a vontade férrea de mudar-se para Melgaço. Mais concretamente Parada do Monte. “Este projeto foi mesmo feito para eu ir viver para lá. Quero viver em Melgaço! Tenho várias ideias… e isto é apenas o início”, concluiu.

 

 

Veja a ficha técnica do novo Minhodka

 

 

[Fotografias: Think Bold Studio / Eugénia Esteves]

 

 

PUB

Últimas