PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Descobriu ninho de vespa asiática em casa graças a notícia da Rádio Vale do Minho

3 Junho, 2020 - 16:13

1216

0

PUB Foi há aproximadamente um mês que Maria Esteves, natural de Melgaço, reparou numa bola estranha que pendia no teto da churrasqueira ao lado da sua casa, na freguesia de […]

PUB

Foi há aproximadamente um mês que Maria Esteves, natural de Melgaço, reparou numa bola estranha que pendia no teto da churrasqueira ao lado da sua casa, na freguesia de Alvaredo, naquele concelho. “Achei que era algo inofensivo”, disse à Rádio Vale do Minho. E não ligou mais ao assunto.

Na passada segunda-feira, uma notícia divulgada pela Rádio Vale do Minho despertou a atenção da proprietária. Dizia respeito a um ninho de vespa asiática encontrado numa habitação em Valença. “Quando li a vossa notícia, fui ver e verifiquei que era igual!”, contou.

Maria Esteves, obviamente, ficou alarmada. “Como deve imaginar, fiquei em pânico, visto ser um lugar onde nós sentamos diariamente agora no verão, o ninho estava mesmo por cima do lugar onde costumamos estar! Se não tivesse lido a vossa notícia, nunca teria reparado e nem quero pensar o que podia acontecer!”, desabafou.

A dona da casa ligou imediatamente para a Câmara Municipal. “Vieram hoje remover o ninho! Removeram-no totalmente”, disse em tom de alívio.

Em jeito de conselho à população, Maria Esteves apela “à máxima atenção”. “Fiquem atentos! Já tinha ouvido falar, como é óbvio, mas nunca tive curiosidade de ver como seriam. Uma pessoa acha sempre que essas coisas não nos acontecem”, concluiu.

 

Picadas dolorosas

 

A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, chegou à Europa há 15 anos e, desde 2011, os casos de picadas dolorosas e agressivas não pararam de surgir em território nacional.

Esta espécie é predominantemente preta, com uma ampla faixa laranja no abdómen e uma faixa amarela na parte dorsal. As patas são também escuras, com extremidades amarelas.

A vespa velutina entrou na Europa através da França, em 2004, num carregamento de bonsais proveniente da China. A espécie rapidamente se reproduziu, tendo entrado em Portugal em 2011.

Os ninhos destas vespas podem chegar a um metro de altura e até 80 centímetros de diâmetro. No seu interior podem estar entre duas mil e 13 mil vespas. 

espécie é diurna e predadora de outras vespas, abelhas e outros insetos… No caso das abelhas, a vespa velutina espera que cheguem carregadas de pólen junto às colmeias. Depois de as capturarem, levam-nas para os seus ninhos para alimentar as larvas.

Na apicultura, a vespa asiática causa perdas devido à predação da abelha-europeia, enquanto que na agricultura, além de haver uma menor atividade de polinização, pode influenciar a produção frutícola.

 

[Fotografia: Maria Esteves / DR]

 

PUB

Últimas