PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Daniela Gonçalves volta a ‘dar cartas’ – Desta vez no Aveiro Jovem Criador 2018

27 Fevereiro, 2019 - 09:36

373

0

A jovem melgacense Daniela Gonçalves está entre os grandes vencedores do concurso Aveiro Jovem Criador 2018. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, teve como principal objetivo  promover a […]

A jovem melgacense Daniela Gonçalves está entre os grandes vencedores do concurso Aveiro Jovem Criador 2018. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Aveiro, teve como principal objetivo  promover a participação de todos os jovens artistas desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação dos trabalhos produzidos nas áreas de arte digital, escrita, fotografia, música e pintura.

Daniela Gonçalves conquistou o maior galardão na secção de arte digital, faixa etária 18-35, com uma instalação audiovisual intitulada “O Ilustre Álbum de Ramires”. Para além da melgacense, o trabalho contou também com a produção de João Manuel Neto e Ivo José de Oliveira Amaro.

“A Ilustre Máquina de Ramires” de António Pocinho, foi a obra que serviu de base para esta instalação. “Esta adaptação da obra ao espaço sensorial e expositivo de uma sala escura, pretendeu criar a imagética que faltava no livro, criando uma representação do ato de ver e interagir com texto, som e imagem”, explicam os jovens produtores. “Nunca a mesma imagem é gerada duas vezes, pois esta é influenciada diretamente pelo utilizador e pela aleatoriedade, dando vida à leitura imaginativa que esta obra proporciona”.

Recorde-se que Daniela Gonçalves foi recentemente destacada pelo trabalho efetuado na exposição  de Banksy patente na Alfândega do Porto. Para a melgacense, este prémio “pode constituir uma rampa de lançamento, a nível nacional, para o seu percurso profissional na área da arte digital e das novas tecnologias”.

A Cerimónia de Entrega dos Prémios decorreu no passado sábado, no Museu de Aveiro-Santa Joana, seguida da inauguração da exposição dos melhores trabalhos apresentados a concurso. Esta exposição dos trabalhos selecionados nas áreas de Arte Digital, Escrita (conto), Fotografia, Música e Pintura estará patente ao público até ao dia 24 de março.

Além do prémio monetário para cada categoria foi também atribuída a frequência de uma Residência Artística Nacional e Internacional, conforme a faixa etária.   Este concurso contou com 142 candidaturas no total, sendo que foram atribuídos oito prémios, duas Menções Honrosas de Autor e 20 Menções Honrosas.

 

PUB

Últimas