PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Melgaço

Melgaço: Dois jovens do concelho dão mais brilho a mega exposição de Banksy

22 Janeiro, 2019 - 09:53

367

0

Daniela Gonçalves e Jorge Cardoso. São naturais de Melgaço, recém-licenciados em Design e Multimédia, e são os responsáveis por grande parte do êxito da mais recente mega exposição de Banksy, […]

Daniela Gonçalves e Jorge Cardoso. São naturais de Melgaço, recém-licenciados em Design e Multimédia, e são os responsáveis por grande parte do êxito da mais recente mega exposição de Banksy, famoso artista de rua britânico conhecido pelos seus trabalhos satíricos em paredes de várias cidades do mundo. E sim…. é o mesmo Banksy que pintou a Menina com o balão vermelho. A famosa obra que se autodestruiu aos olhos do público, no passado mês de outubro, depois de ter sido vendida por mais de 1 milhão de euros em leilão.

A mega exposição na qual participam os melgacenses chama-se Banksy’s, Dismaland and Others. Já está na Alfândega do Porto. Daniela e Jorge foram convidados a produzir uma instalação de interação com o público nesta mostra fotográfica com dezenas de trabalhos de Barry Crawston, considerado por muitos o fotógrafo oficial do misterioso Banksy. Este espaço mais próximo dos visitantes, com a assinatura dos melgacenses, foi batizado com o nome de “Closer to Banksy”.

Os dois jovens, juntamente com um colega da área, Ivo Amaro, produziram uma instalação interativa que está a despertar a curiosidade do público, colocando-o em contato com as ideias do artista. Inevitavelmente, a Menina com o balão vermelho está presente. Quando o utilizador se coloca no corredor delimitado passa para aquele que é o espaço individual e à medida que se aproxima do quadro, este, simula a autodestruição que Banksy criou mostrando uma frase que transmite os valores do artista. Com isto é representado aquilo que o artista repugna: ter a posse daquilo que pertence ao público.

Com apenas 20 anos, Daniela Gonçalves considera que esta foi uma ótima rampa de lançamento para o início da sua atividade profissional. O seu lema, conta, é trabalhar de Melgaço para o mundo através do estabelecimento de contatos e parcerias. “Tenho a sorte de ser duma área, criativa, que me permite trabalhar remotamente. Melgaço tem uma enorme qualidade de vida e condições para atrair empresas na área das novas tecnologias. Não há nada que pague a liberdade que se tem cá. Poder desfrutar da natureza, fora da loucura e do stress de uma cidade. Para mim já é vantagem suficiente. Hoje em dia o determinismo geográfico já não faz sentido e temos de começar a transmitir as vantagens que existem ao viver numa zona periférica como Melgaço”, considera a jovem.

Esta é já considerada uma exposição “poderosa” em que os visitantes são transportados numa viagem de 25 anos pelo trabalho do artista que usa a arte para questionar os valores da sociedade. A mostra vai estar patente até ao próximo dia 31 de março.

 

[Fotografia superior: Print Screen RTP]

 

Menina com o balão vermelho, o famoso trabalho de Banksy antes de autodestruir-se [Direitos Reservados]

 

O mesmo quadro no momento da sua autodestruição, após leiloado por mais de 1 milhão de euros [Sky News]

PUB

Últimas