Dezenas de jovens estiveram esta sexta-feira no pavilhão do Centro de Estágios, em Melgaço, para aprenderem mais sobre desporto adaptado, nomeadamente o goalball.
Recorde-se que Melgaço recebe este sábado, pela primeira vez, a Supertaça da modalidade.
Trata-se de um desporto adaptado a pessoas com deficiência visual e requer total concentração.
Por isso, foi explicado, “é fundamental que o público mantenha silêncio durante as partidas, garantindo as condições ideais para os atletas competirem”.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Sonho dos Jogos Olímpicos
Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o recentemente eleito presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS), Luís Gestas, referiu que “um dos objetivos desta nova direção é fazer tudo para que Portugal possa estar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, na modalidade de goalball”.
A concretizar-se, Portugal teria assim a primeira representação em desporto coletivo em Jogos Paralímpicos.
Ao nível europeu, o goalball está dividido em três divisões constituídas por seleções dos vários países.
“Portugal andou muitos anos entre a segunda e a terceira divisão. Este foi o ano da afirmação. Conseguimos ascender à primeira divisão europeia”, disse Luís Gestas visivelmente orgulhoso.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Entretanto, no pavilhão, os mais novos experimentavam aquele desporto através do uso de uma venda.
Todos concluiram que não era fácil. Implica mesmo muita técnica e sobretudo uma audição muito apurada.
[crédito fotografia: Rádio Vale do Minho]
Batista: “Em Melgaço tem sido feito um grande trabalho na área do desporto”
O presidente da Câmara de Melgaço esteve presente nesta ação de sensibilização e mostrou-se muito agradado com a participação e interesse das crianças.
“Isto é sinónimo de um grande trabalho de Melgaço na área do desporto. Temos condições únicas”, realçou Manoel Batista à Rádio Vale do Minho.
“Há todo um trabalho muito grande na captação de jovens para a prática desportiva e também das várias modalidades. Várias delas com um trabalho inclusivo que nos permite dar a perceber às nossas crianças como o desporto pode ser para todos”, sublinhou.
Sobre a Supertaça deste sábado
A prova vai decorrer em formato final-four. Participam o Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Clube Atlético e Cultural e Castêlo da Maia Ginásio Clube.
A primeira prova da competição desportiva acontecerá pelas 14h00, onde o Futebol Clube do Porto enfrenta o Clube Atlético e Cultural.
De seguida, pelas 15h30, o confronto será entre o Sporting Clube de Portugal e o Castêlo da Maia Ginásio Clube. As equipas vencedoras destes jogos avançarão para a final, disputada pelas 17h30, que determinará o campeão da Supertaça.
A cerimónia protocolar está prevista pelas 18h00, onde serão entregues os prémios e reconhecido o campeão da Supertaça.
Esta modalidade nasceu em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão.
Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.
[crédito fotografia: DR]
O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol – 9metros de largura por 18metros de comprimento.
Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo.
As partidas têm uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.
[crédito fotografia: DR]
O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo – baliza com 9metros de comprimento por 1,30metros de altura.
A bola utilizada pesa 1.250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetarem a sua trajetória.
Comentários: 0
0
0