PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Marques Júnior vai dar nome a nova praça nas comemorações do 25 de abril

3 Abril, 2013 - 07:41

191

0

O executivo da Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, a atribuição do nome do ex-deputado Marques Júnior a uma nova praça da cidade em cerimónia a realizar nas próximas comemorações do 25 de abril.

O executivo da Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, por unanimidade, a atribuição do nome do ex-deputado Marques Júnior a uma nova praça da cidade em cerimónia a realizar nas próximas comemorações do 25 de abril.

A proposta foi apresentada pela maioria socialista durante a reunião camarária e mereceu total consenso também da parte da oposição, com o antigo ‘capitão de abril’ a ser recordado não só como deputado socialista pelo distrito durante três legislaturas mas também como “amigo” de Viana do Castelo, cidade onde de resto frequentou o ensino secundário.

Marques Júnior foi um dos ‘capitães’ do 25 de abril de 1974 e esteve quase trinta anos no parlamento, quase todos como deputado do PS.

Entre 1995 e 2005 representou círculo eleitoral de Viana do Castelo.

Faleceu a 31 de dezembro de 2012, com 66 anos, na sequência de um derrame cerebral.

“A atribuição do nome de Marques Júnior a uma praça da cidade é uma forma de associar a sua memória ao concelho, de que era cidadão de honra. Mas era também um deputado que vinha muitas vezes a Viana do Castelo”, disse o presidente da Câmara, José Maria Costa.

O nome do antigo deputado será atribuído à praça que vai surgir no exterior do pavilhão multiusos da cidade, em fase final de conclusão, junto à também recente praça da Liberdade.

“É natural que a praça não esteja totalmente concluída até ao 25 de abril, mas vamos associar a atribuição do seu nome às comemorações deste ano, convidando a família a estar presente”, explicou ainda o autarca socialista de Viana do Castelo.

Nascido a 03 de julho de 1946, António Alves Marques Júnior foi coronel de Infantaria do Exército e participou na ‘revolução dos cravos’. Integrou o Conselho da Revolução desde 1975, onde se manteve até à sua extinção.

Pela sua participação na revolução foi condecorado, em representação dos militares do 25 de abril, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Licenciado em Ciências Militares, foi eleito deputado pela primeira vez em 1985 pelo Partido Renovador Democrático, passando para o PS no início dos anos 90 e integrando as listas do partido à Assembleia da República.

Nas duas últimas legislaturas tinha sido eleito pelo círculo do eleitoral do Porto.

Últimas