PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Luta contra portagens na A28 pode passar por marcha lenta até ao Porto

26 Fevereiro, 2010 - 16:54

392

0

Depois dos concelhos de Viana do Castelo e Porto, as buzinas vão fazer-se ouvir no final da tarde desta sexta-feira em mais oito concelhos. Trata-se de um buzinão organizado pelas dez comissões de utentes nortenhas que protestam contra a provável introdução de portagens na SCUT Litoral Norte. À RVM, o porta-voz do movimento contestário de Viana fala numa marcha lenta a convergir até ao Porto, caso o ministro da Obras Públicas não altere a intenção.

Depois dos concelhos de Viana do Castelo e Porto, as buzinas vão fazer-se ouvir no final da tarde desta sexta-feira em mais oito concelhos. Trata-se de um buzinão organizado pelas dez comissões de utentes nortenhas que protestam contra a provável introdução de portagens na SCUT Litoral Norte. À RVM, o porta-voz do movimento contestatário de Viana fala numa marcha lenta a convergir até ao Porto, caso o ministro da Obras Públicas não altere a intenção." Se não houver nenhuma reacção por parte do senhor ministro, equacionamos novas acções e uma delas pode ser uma marcha lenta a confluir no Porto, a partir das três SCUT, de Viana para o Porto, de Aveiro para o Porto e de Paços de Ferreira para o Porto", adiantou Jorge Passos, do movimento "Naturalmente Não às portagens na A28".
Para os contestatários, a eventual introdução de portagens na A28 "contraria" os critérios que o Governo estabeleceu como necessários para taxar a circulação nas SCUT (auto-estradas sem custos para o utilizador). Em causa estão, segundo o movimento, a inexistência de uma estrada alternativa para a ligação entre Viana do Castelo e o Porto, bem como os índices de desenvolvimento da região, que são "demasiado baixos" para a população.
Recorde-se que o Governo anunciou que vai introduzir portagens nas SCUT do Norte Litoral (A28), Costa da Prata e Grande Porto. No entanto, e segundo o ministro das Obras Públicas, existirão "isenções" para "trânsito local" e será também contemplada a situação do "utilizador frequente".

Últimas