PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Legislativas
Monção

Legislativas/Monção: PSD garante que batalha pela abertura do Centro de Diálise vai continuar

19 Setembro, 2019 - 20:22

310

0

PUB A abertura do Centro de Diálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção está entre as prioridades dos candidatos do PSD por Viana do Castelo às eleições legislativas do próximo […]

PUB

A abertura do Centro de Diálise da Santa Casa da Misericórdia de Monção está entre as prioridades dos candidatos do PSD por Viana do Castelo às eleições legislativas do próximo dia 6 de outubro. A comitiva social-democrata andou por Monção esta quinta-feira. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o cabeça-de-lista, Jorge Mendes, disse mesmo que “o PSD não se vai bater por esta abertura… o PSD já está a batalhar por ela!”.

Recorde-se que esta unidade foi inaugurada em julho do ano passado. Nunca chegou a abrir portas. “Vamos aproveitar esta fase de pré-campanha e campanha para falarmos do assunto e a seguir ao próximo dia 6 de outubro iremos continuar”, garantiu Jorge Mendes.

“É algo que não se entende! Temos uma unidade pronta e temos doentes a andar de ambulância de um lado para o outro para fazer os respetivos tratamentos, nomeadamente para os Arcos de Valdevez”, lamentou. “Todo o sistema perde financeiramente com isto. Não se ganha nada! Mas quem perde mais é o doente que, padecendo de uma doença incurável, faz quilómetros e quilómetros para chegar à respetiva unidade”.

 

Liliana Silva: “Mesmo não sendo eleita, irei continuar a acompanhar este processo”

 

Bastante satisfeita com esta vontade do partido em dar solução ao problema ficou Liliana Silva, a deputada social-democrata que levou o assunto à Assembleia da República na legislatura terminada. “Estando este centro pronto há mais de ano e meio, é injustificável que o Ministério da Saúde não tenha dado andamento ao processo”, atirou aquela que é agora a número quatro da lista laranja e que recentemente teve resposta da própria Ministra da Saúde, onde a governante referiu que aquela unidade permanece sem data para abrir.

“Gasta-se imenso dinheiro em transportes para Ponte de Lima, Ponte da Barca e outros locais quando existe um Centro de Diálise em excelentes condições mesmo à porta”, apontou Liliana Silva.

No panorama nacional, as sondagens vão dando uma significativa vitória do PS – ainda que sem maioria absoluta. No distrito de Viana do Castelo, que elege seis deputados, dificilmente o PSD elegerá quatro. “Mesmo não sendo eleita, irei obviamente continuar a acompanhar de perto todo este processo. Há questões que ultrapassam a nossa sensibilidade como políticos e afetam-nos como seres humanos que somos”, concluiu.

Durante a tarde, os candidatos do PSD visitaram, para além da Santa Casa da Misericórdia, a APPCDM e a Adega Cooperativa de Monção. O dia terminou com um jantar de apoiantes desta candidatura num restaurante do concelho que contou já com a presença do presidente da Câmara de Monção, António Barbosa (PSD).

“Neste momento, a abertura do Centro de Diálise é algo que já nem deveria ser assunto. Já deveria estar resolvido há muito tempo, mas infelizmente o tempo demonstrou que apenas a boa vontade não chegou”, disse Barbosa à Rádio Vale do Minho. De parcas palavras, o autarca fechou com uma luz ao fundo do túnel. “Há expetativas fortes de que vamos ter notícias ainda durante este mês”. E mais não adiantou.

 

António Barbosa: “Já deveria estar resolvido há muito tempo.”

 

Nas eleições legislativas de 2015, a coligação Portugal à Frente [PSD/CDS-PP] foi a força política mais votada no Alto Minho e em todo o país. No distrito de Viana do Castelo, venceu com 45,54% dos votos. O PS ficou-se pelos 29,82%. A nível nacional, a coligação de direita venceu com 36,83% ao passo que o PS conseguiu 32,38% dos votos.

As próximas eleições legislativas estão marcadas para o dia 6 de outubro. A campanha eleitoral arranca oficialmente no dia 22 de setembro e vai prolongar-se até 4 de outubro.

 

Veja a galeria de fotos da passagem por Monção dos candidatos do PSD pelo Alto Minho:

 

PUB

Últimas