PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Legislativas
Monção/Melgaço

Legislativas | Monção/Melgaço: PS foi às vindimas e já avista ‘bagos’ da vitória

14 Setembro, 2019 - 18:24

861

0

PUB Os candidatos do PS por Viana do Castelo às próximas eleições legislativas participaram este sábado nas vindimas do vinho Alvarinho, em Monção e em Melgaço. O périplo da equipa […]

PUB

Os candidatos do PS por Viana do Castelo às próximas eleições legislativas participaram este sábado nas vindimas do vinho Alvarinho, em Monção e em Melgaço. O périplo da equipa encabeçada por Tiago Brandão Rodrigues arrancou de manhã cedo na Quinta de Santiago, em Monção. 

Munidos da respetiva tesoura, todos se fizeram à vinha. O líder courense era dos que mais se ajeitava. Como que fazendo jus à profissão, corte preciso recheado de ciência e precisão. O número quatro da lista, José Manuel Carpinteira, e a número cinco, Sílvia Torres, estiveram também entre os que exibiram grande talento no ofício.

“O Alvarinho é o património em termos vinícolas não só desta sub-região mas sim de todo o Portugal. O país já entendeu que esta sub-região é um território que tem de ser acarinhado e bem tratado”, disse Tiago Brandão Rodrigues à Rádio Vale do Minho. “É muito importante mostrarmos ao resto do país esta sub-região e o trabalho que as cooperativas e o poder autárquico têm feito neste sentido”, defende.

Para o cientista courense, é também fundamental “apoiar outros projetos com outras castas que aqui possam acontecer”, mas sempre colocando o Alvarinho como “um ótimo embaixador desta sub-região e de todo o Alto Minho”.

Pleno de confiança numa vitória socialista no próximo dia 6 de outubro, no Alto Minho e em todo o país, Tiago Brandão Rodrigues ergueu para a Rádio Vale do Minho uma das principais bandeiras do PS para o próximo sufrágio: “Fazer mais e melhor do que fizemos nestes quatro anos”, disse de imediato.

“Há um total de oito mil alto-minhotos que entenderão bem a diferença que fez esta governação. Têm agora emprego quando não tinham. Há mais de 10 mil crianças e jovens que estão agora em escolas requalificadas. Há mais acessibilidades. Há a linha do Minho já eletrificada de Nine a Viana do Castelo e que vai continuar até Valença”, enumerou.

 

Tiago Brandão Rodrigues: “Poder fazer com que o Alto Minho tenha uma nova centralidade. Deixar de ser a periferia da periferia”

 

Mas o PS não quer ficar por aqui. “Trabalhar as acessibilidades e promover o acesso a uma saúde de qualidade” são objetivos primordiais entre os socialistas. “Temos de continuar a trabalhar para que as pessoas tenham mais, sintam mais confiança em Portugal”, sintetizou.

Questionado sobre perspetivas para o próximo dia 6 de outubro, Tiago Brandão Rodrigues acredita sobretudo que “os portugueses, em geral, e os alto-minhotos, em particular, vão mostrar que perceberam o que foram estes quatro anos de governação e que valeu a pena a confiança que deram ao PS em 2015″.

Em modo de compromisso, Tiago Brandão Rodrigues terminou com a promessa que faltava. “Estarei aqui para lutar pelos alto-minhotos. Fui tantas vezes acusado nestes quatro anos de puxar tantas coisas para o nosso Alto Minho”, recordou com um sorriso. Mas o objetivo continua o mesmo. “Poder fazer com que o Alto Minho tenha uma nova centralidade. Deixar de ser a periferia da periferia e saírem daqui novas centralidades para o país, para a Península Ibérica e para a Europa”, concluiu.

 

Manoel Batista: “Estou convencido que destas eleições irá sair um Governo do PS”

 

Já em Melgaço, juntou-se à comitiva o presidente da Câmara Municipal, Manoel Batista. Entre outros produtores, o grupo passou pela Quinta de Soalheiro, que em janeiro recebeu a visita do Ministro da Economia.

“É de muito bom gosto e de muita inteligência o que a campanha do PS está a procurar fazer. De forma temática, conhecer a região nas suas áreas de desenvolvimento e áreas de necessidade”, apontou Manoel Batista à Rádio Vale do Minho. “O Governo já deu nota de que está interessado nesta nossa potencialidade. Estou convencido que destas eleições irá sair um Governo do PS que, com toda a certeza, terá de continuar a ter um olhar importante sobre este território do ponto de vista da economia do vinho”, defende o autarca melgacense.

Visivelmente satisfeito com os últimos quatro anos de governação, Manoel Batista enalteceu um Primeiro-Ministro que “soube olhar para Melgaço”. Exemplificou com a abertura da Unidade de Cuidados Continuados, logo no início da legislatura. “Considerou sempre que a área da saúde é uma área que necessita de ser vista com outro olhar. E este Governo, liderado por António Costa, tem tido um olhar muito interessante não só sobre Melgaço mas sobre todo o território nacional”, sublinhou Batista.

“Não nos pode interessar apenas o sucesso de Monção e Melgaço, ou apenas do Alto Minho. Interessa-nos claramente o sucesso do país. Um Portugal que cresça no seu todo”, concluiu Batista.

Nas eleições legislativas de 2015, a coligação Portugal à Frente [PSD/CDS-PP] foi a força política mais votada no Alto Minho e em todo o país. No distrito de Viana do Castelo, venceu com 45,54% dos votos. O PS ficou-se pelos 29,82%. A nível nacional, a coligação de direita venceu com 36,83% ao passo que o PS conseguiu 32,38% dos votos.

As próximas eleições legislativas estão agendadas para dia 6 de outubro. O período oficial de campanha eleitoral inicia a 22 de setembro e vai prolongar-se até dia 4 de outubro.

 

Durante a manhã, entre outros produtores, os candidatos do PS visitaram a Quinta de Santiago, em Monção…

 

… e em Melgaço, passaram pela Quinta de Soalheiro

 

PUB

Últimas