PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Legislativas

Legislativas/Batista: “PS fará um grande resultado” – Monte: “PSD vai ganhar de certeza”

8 Janeiro, 2019 - 10:07

334

0

Foi há 10 anos. É preciso recuar até 2009 para conferir a mais recente vitória do PS em eleições legislativas no distrito de Viana do Castelo. Os socialistas conseguiram 36,5% […]

Foi há 10 anos. É preciso recuar até 2009 para conferir a mais recente vitória do PS em eleições legislativas no distrito de Viana do Castelo. Os socialistas conseguiram 36,5% dos votos, ao passo que o PSD não passou dos 29,1%. Aconteceu a 8 de outubro desse ano, com José Sócrates a triunfar novamente em todo o país – mas agora sem a ambicionada maioria. Daí para a frente, só deu PSD no Alto Minho.

Em 2011, Pedro Passos Coelho arrasa em todo o país. O distrito de Viana do Castelo não foi exceção com 38,6% dos votos para o PSD. Os socialistas ficaram-se pelos 28%. Quatro anos depois, em 2015, o Alto Minho voltou a sorrir mais à direita (PSD/CDS-PP) com 36,8% dos votos. O PS continuava sem cantar vitória mas conseguiu aproximar-se, com 32,3% dos votos. Passos Coelho voltou a vencer em todo o país, mas sem maioria. A esquerda coligou-se. A direita implodiu e António Costa foi indigitado Primeiro-Ministro. Os socialistas voltavam aos comandos da nação.

Manoel Batista [na foto à esquerda], uma das vozes mais proeminentes e influentes dos socialistas em todo o Alto Minho, mostra-se totalmente confiante para as eleições do próximo dia 6 de outubro. “Não tenho dúvidas de que o PS fará um grande resultado. O partido, ao longo destes últimos três anos, tem feito um caminho muito interessante”, sublinhou desde logo. “Tem sido capaz de fazer uma governação juntando forças muito diferentes. Tem feito um esforço muito grande nas formas de pensar a política nacional. O PS tem dado provas, com essa capacidade, de encontrar caminhos e trazer esperança ao país”, disse o também presidente da Câmara de Melgaço aos microfones da Rádio Vale do Minho.

 

Manoel Batista: “Não tenho dúvidas de que o PS fará um grande resultado. O partido, ao longo destes últimos três anos, tem feito um caminho muito interessante.”

 

Para o edil melgacense “há ainda muito mais a fazer”. “O partido, o país e o Governo não podem de forma nenhuma sentar-se à sombra da bananeira. Se há bons resultados, com toda a certeza de que há muitíssimo mais a fazer”, apontou. De acordo com as últimas sondagens, o PS vai crescendo mas ainda não atingiu os números que garantem a maioria absoluta. São más notícias para a direita, portanto. A soma dos dois partidos nesta faixa do espetro político vale menos oito pontos do que o PS sozinho, já que o PSD voltou a cair e já só consegue reunir 26,8% das intenções de voto. Os socialistas subiram quatro décimas de setembro para novembro e estão com 41,8%, o que confirma uma caminhada lenta mas sustentada rumo à maioria absoluta. Manoel Batista mostra-se tranquilo e acredita apenas “num grande resultado”. “Não quero qualificá-lo. Pode acontecer essa surpresa de há 10 anos onde Sócrates, nas segundas eleições a que se sujeitou, conseguiu a vitória no nosso distrito”, recordou.

Olhando para trás, Manoel Batista recorda com muito agrado a visita de António Costa a Melgaço em agosto de 2016. Momento que ficou marcado pela inauguração da Unidade de Cuidados Continuados que teimava em não abrir. “Foi uma medida muito importante que resolveu aqui uma situação complicada, mas o Governo tem estado atento e durante este mês de janeiro haverá aqui mais alguma nota dessa atenção a Melgaço, ao Vale do Minho e a todo o Alto Minho”, adiantou o autarca sem querer avançar mais pormenores.

 

Sociais-democratas apelam à união do partido

 

Do lado do PSD, aos microfones da Rádio Vale do Minho, José Monte [na foto à direita], um dos nomes com maior peso político nos corredores da direita alto-minhota, acredita que os sociais-democratas vão voltar a sair vencedores nas próximas legislativas. “A Comissão Política Distrital do partido está atenta. Vamos apresentar os melhores candidatos possíveis para representar o distrito”, disse o também vereador na Câmara de Valença. “Embora a opinião pública não seja unânime quanto a resultados, o partido tem de unir-se. O PSD vai sair, de certeza absoluta, novamente vitorioso no distrito de Viana do Castelo”, assegura José Monte.

 

José Monte: “O PSD vai sair, de certeza absoluta, novamente vitorioso no distrito de Viana do Castelo.”

 

Uma esperança que tem sido renovada, sobretudo, com o bom acolhimento que a nova deputada social-democrata, Liliana Silva, tem tido junto dos principais rostos do partido ao nível distrital. Recorde-se que a vereadora caminhense assumiu recentemente o lugar deixado vago por Luís Campos Ferreira. Com a entrada de Liliana Silva em São Bento, as mulheres do Alto Minho passam a estar em maioria. Quatro deputadas e três deputados eleitos por Viana do Castelo: Sandra Pontedeira (PS); Emília Cerqueira e Liliana Silva (PSD); Ilda Novo (CDS-PP). Do lado masculino estão agora Tiago Brandão Rodrigues e José Manuel Carpinteira (PS); Carlos Abreu Amorim (PSD). “As mulheres deste país têm que ter cada vez mais voz, pois são o coração e o humanismo que tantas vezes falta na ação política”, sublinha Liliana Silva no mesmo texto. “As mães deste país precisam de alguém do mundo real, deste território tão afastado do poder central, que fale por elas e das dificuldades que sentem diariamente”, sublinhou recentemente Liliana Silva nas redes sociais ao anunciar que iria assumir funções como deputada no Parlamento.

 

PUB

 

 

Últimas