PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

JSD da Barca e Arcos promovem Congresso Ibérico do Parque Gerês/ Xurés para debater problemas que afectam fixação de jovens na área do parque

17 Outubro, 2011 - 14:46

126

0

A Juventude Social-Democrata (JSD) de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca vão promover, em Março do próximo ano, em Arcos de Valdevez, um Congresso Ibérico do Parque Gerês/ Xurés, para debater os principais problemas que afectam os jovens residentes na área do parque, quer do lado português, quer espanhol.

A Juventude Social-Democrata (JSD) de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca vão promover, em Março do próximo ano, em Arcos de Valdevez, um Congresso Ibérico do Parque Gerês/ Xurés, para debater os principais problemas que afectam os jovens residentes na área do parque, quer do lado português, quer espanhol. O congresso terá, por isso, a colaboração da Comissão das Novas Xeracións do Partido Popular da Galiza, tal como explicou o presidente da JSD Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira.
A organização do congresso ibérico resultou de uma decisão conjunta entre os jovens políticos portugueses e espanhóis, depois de um encontro informal em Lóbios, Galiza. Da reunião, foi aprovado um memorando de entendimento que define quatro áreas essenciais a serem discutidas no congresso. Em causa, a JSD defende que a nomeação do responsável pelo parque seja da competência dos autarcas abrangidos, que a sede do parque esteja localizada num dos concelhos envolvidos, que sejam implementadas medidas fiscais para "incentivar" a fixação de jovens na área do parque Gerês/ Xurés e que haja a criação de medidas de promoção de energias renováveis na zona do parque natural.
De acordo com o responsável, o Congresso Ibérico do Parque Gerês/ Xurés decorrerá em Marco de 2012, em Arcos de Valdevez. Serão convidados membros dos dois governos, autarcas e especialistas para debater os actuais problemas que impedem a fixação de jovens na área daquele parque natural do Norte.

Últimas