PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

José Emílio Moreira critica “falta de delicadeza” da PT ao não comunicar oficialmente executivo de novo emissor TDT

27 Fevereiro, 2012 - 09:13

198

0

A Portugal Telecom (PT) reforçou, nos últimos dias, a cobertura da rede terrestre de TDT no distrito de Viana do Castelo, eliminando, através da instalação de emissores inicialmente não previstos, os três pontos mais sensíveis.

A Portugal Telecom (PT) reforçou, nos últimos dias, a cobertura da rede terrestre de TDT no distrito de Viana do Castelo, eliminando, através da instalação de emissores inicialmente não previstos, os três pontos mais sensíveis.

No caso concreto do concelho de Monção, onde cerca de dez mil pessoas da zona do Vale do Mouro, entre onze freguesias, contavam apenas com a cobertura via satélite, a PT concretizou aquilo que era reivindicado pelos autarcas e Câmara Municipal, e instalou um emissor de TDT em Podame, no mesmo local onde ainda funciona o analógico.

Aquela zona, curiosamente, estava já coberta pelo sinal de TDT espanhol e desde sexta-feira à noite passou a ter também o sistema português, que assim serve estas freguesias de Monção e uma parte do concelho de Melgaço.

Contatado, o presidente da Câmara Municipal mostra-se satisfeito com esta “sensibilidade” das entidades responsáveis, mas critica a “falta de delicadeza” da PT por não ter comunicado oficialmente esta resolução ao executivo.

José Emílio Moreira diz que ainda não sabe se, tecnicamente, está tudo a funcionar, e garante que vai estar atento.

Nos últimos dias foi também ativado o emissor de Carreço, Viana do Castelo, que inicialmente não estava previsto para funcionar para a rede de TDT (Televisão Digital Terrestre), por parte da PT.

Isto implicaria que 15.700 pessoas de 13 freguesias dos concelhos de Viana do Castelo e Caminha teriam acesso à TDT apenas via satélite, com custos de instalação mais elevados do que a rede terrestre convencional.

Já em Paredes de Coura, onde a Câmara local temia que o concelho e os seus mais de 9000 habitantes ficassem “praticamente sem cobertura terrestre” de televisão digital, a situação está igualmente prestes a ser ultrapassada, com a instalação de um retransmissor para resolver este problema.

O “apagão” da rede analógica no Alto Minho está previsto para 26 de abril de 2012.

Últimas