PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vila Nova de Cerveira

Jornadas da Lampreia pretende dinamizar turismo da região

7 Março, 2010 - 14:38

79

0

O auditório da biblioteca municipal da vilã das artes foi palco, este sábado, de uma sessão de conferências sobre a lampreia do rio Minho.

O auditório da biblioteca municipal da vilã das artes foi palco, este sábado, de uma sessão de conferências sobre a lampreia do rio Minho.
Baseadas na gastronomia como factor de desenvolvimento económico, as jornadas contaram com a presença de vários convidados que discursaram perante uma plateia repleta.
O lider socialista local esteve presente no evento e abriu as hostes da casa revelando que o objectivo da iniciativa passa pela divulgação da excelência da lampreia.
Numa primeira intervenção da jornada, Carlos Antunes, biólogo responsável pelo Aquamuseu do rio Minho, abordou a lampreia como recurso biológico e fez referência ao elevado número de lampreias pescadas no ano passado, mas levantou a questão acerca de épocas de repouso do peixe.
Ana Paula Xavier, coordenadora da Adriminho e moderadora do debate, ressalvou a questão da necessidade urgente de começar já a dar os primeiros passos para a certificação da lampreia.
A nutricionista convidada, Ana Vieira, apresentou vantagens para a saúde ao ingerir lampreia e focou que este peixe ajuda a combater certas doenças, como a anemia, já que o nível de colesterol é menor.
As jornadas da lampreia do Rio Minho surgem na continuidade da iniciativa dos concelhos do vale do minho " A Lampreia do rio Minho – Um prato de excelência" termina a finais do mês de Março.

Últimas