PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Valença

Jorge Mendes: “Sou um grande defensor da escola pública”

9 Fevereiro, 2019 - 13:15

193

0

“Eu sou um grande defensor da escola pública”. A certeza foi deixada pelo presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, esta sexta-feira durante a cerimónia de lançamento da obra de […]

“Eu sou um grande defensor da escola pública”. A certeza foi deixada pelo presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, esta sexta-feira durante a cerimónia de lançamento da obra de requalificação do complexo escolar da EB 2 e 3 / S de Valença. A empreitada foi adjudicada por 3,2 milhões de euros e prevê-se a sua conclusão em maio de 2020. “É uma escola inclusiva, abrangente e que garante sobretudo oportunidades para todos”, realçou o autarca social-democrata.

Perante um pavilhão polivalente repleto de professores, alunos e várias individualidades políticas, o autarca valenciano lembrou que “foi a escola pública que permitiu que muitos de nós fizéssemos a 4ª classe, o 6º ano… uma das grandes referências do pós 25 de abril foi este grande número de possibilidades que a escola pública abriu”.

Era o mote ideal para dar o pontapé de saída a uma obra que promete melhores condições gerais de funcionamento, articulação e acessibilidade entre blocos, bem como a melhoria das condições energéticas e estéticas da escola. Jorge Mendes enalteceu o papel preponderante que o Ministro da Educação teve nos últimos anos para dar início a esta requalificação de escolas por todo o Alto Minho. 

Mas Jorge Mendes deixou ainda uma mensagem aos pais. Pediu para estarem mais presentes na escola. “Não basta ir apenas quando o filho tem problemas. Que acompanhem mais os seus educandos. Temos de ser todos responsáveis pela educação que queremos para o país”, apelou. “Os Municípios e o Ministério podem muito. Mas não podem tudo”, concluiu.

Seguiu-se o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que minutos antes fez um périplo pelas instalações da escola. Entrou em salas de aula. Falou com os alunos e ajudou até à realização de experiências em aulas de química… ou não fosse esta a praia do governante courense. “Quando não se podem ter escolas novas, renovamos as escola. Para que possa servir as populações de Valença e todos os que estudarem neste município nos próximos 20 a 25 anos”, iniciou Brandão Rodrigues. “Estamos hoje a celebrar a escola pública. Esta escola que é vossa”, assinalou. Mas, com um sorriso à mistura, o Ministro lembrou que não há bela sem senão. “Durante pouco mais de um ano vão ter aqui obras a acontecer mas esta escola ficará como um caderno novo. Um caderno novo neste Portugal democrático e também europeu que Valença e Tui representam como ninguém”, certificou.

A obra contemplará ainda a criação de um novo edifício charneira para o complexo que permitirá a nova ligação entre os atuais edifícios do Polivalente e os blocos D, E e F. O complexo acolherá um auditório com capacidade para 120 lugares, uma nova biblioteca e mais salas de aula, com destaque para novas salas de informática. A obra contemplará, ainda, a requalificação de todos os edifícios existentes, bem como das infra-estruturas desportivas e espaços verdes envolventes.

A obra é suportada financeiramente pela Câmara Municipal de Valença, com  apoios do Norte 2020, através do Plano de Desenvolvimento de Coesão Territorial do Alto Minho  e do Governo Português.

PUB

 

Últimas