PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Monção

Já há um grupo no Facebook pelo regresso do comboio a Monção

16 Maio, 2025 - 19:38

1944

1

Estação foi desativada em 1989.

Chama-se Pelo regresso do comboio ao ramal de Monção. Em pouco mais de duas semanas, este grupo criado no Facebook já conta com mais de 1.200 membros.

 

Tem como objetivo “unir forças no sentido de devolver a Monção a ligaçao ferroviária que com o desenvolvimento tanta falta faz na nossa vila”.

 

Foi criado no passado dia 25 de abril. Precisamente na data em que foi inaugurada oficialmente a mais recente obra de arte naquele concelho: o retrato de um comboio na Avenida D. Afonso III.

 

 

 

[crédito fotografia: Patrício Fernandes]

 

 

As declarações motivadoras do Presidente da Câmara, António Barbosa, à Rádio Vale do Minho terão reacendido o sonho da comunidade em voltar a ver um comboio real em Monção.

 

“Não há impossíveis. Nós, durante a governação dos últimos oito anos provamos que não há impossíveis”.

 

“A sociedade civil deve ser uma sociedade cada vez mais unida. Não basta falar. É preciso agir! Todos aqueles que, com tanta energia, demonstram vontade de voltar a ver o comboio, devem unir-se connosco. Com todos. As lutas são para serem travadas”, sublinhou Barbosa.

 

“Se há oito anos atrás eu dissesse como Monção iria estar hoje, seria difícil acreditar. E tudo aquilo que tem acontecido – nas escolas, na habitação e noutras áreas – é a prova demonstrada de que não há impossíveis. Em 2017 o concelho estava muito diferente”, prosseguiu.

 

O Presidente da Câmara lançou nesse dia o desafio aos mais fervorsos adeptos do regresso do comboio ao concelho.

 

“Que apareçam. Que se juntem a nós, para que sejamos todos a trabalhar para o mesmo: o bem do nosso território. Que usemos toda essa vontade e todo o nosso entusiasmo, colocando-o nos sítios próprios. Somos muitos, mas muitas vezes não há união e a força pode não estar a ser feita onde deve ser feita”, concluiu.

 

O primeiro comboio chegou a Monção no dia 15 de junho de 1915. A estação ferroviária foi desativada no dia 31 de dezembro de 1989.

 

 

[crédito fotografia capa: Arquivo/DR]

Últimas