PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

I Feira da Saúde e Bem-Estar da EPRAMI quer sensibilizar comunidade para diversas temáticas

15 Maio, 2013 - 11:55

162

0

Como forma de assinalar 20 anos de existência, a sede da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), vai realizar, esta sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Paredes de Coura, a I Feira da Saúde e Bem Estar.

Como forma de assinalar 20 anos de existência, a sede da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI), vai realizar, esta sexta-feira e sábado, no Centro Cultural de Paredes de Coura, a I Feira da Saúde e Bem Estar.

Entre várias propostas de actividades apresentadas, o departamento de saúde daquele estabelecimento de ensino decidiu avançar com uma iniciativa que envolva a comunidade e instituições da região.

Do programa constam ações de informação, esclarecimento e sensibilização sobre temáticas relacionadas com a saúde e com o bem-estar, pessoal e social, bem como dar a conhecer a formação que a escola realiza na área da saúde, através da apresentação de trabalhos e projetos que os alunos vão desenvolvendo ao longo da sua formação, nos pólos de Paredes de Coura, Monção e Melgaço.

Promover a reflexão a uma transversalidade de idades é um dos principais objetivos, pelo que estão agendadas ações para os mais velhos sobre o tabagismo e como prevenir os riscos profissionais, e para os mais novos a importância da higiene oral que vai contar com cerca de 150 crianças do concelho courense.

Como a EPRAMI tem como princípio basilar da sua existência e do seu trabalho estar ao serviço da comunidade e trabalhar com a comunidade, integrou neste certame a presença de organismos e instituições.

A diretora da sede da EPRAMI, Isabel Policarpo, exemplifica com a parceria desenvolvida com os Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura para organizar, na sexta-feira, pelas 15h00, uma simulação de um acidente automóvel, com ações de desencarceramento das vitimas, aplicação de técnicas de suporte básico de vida e tratamento de hemorragias.

O sábado é mais dedicado ao público em geral e família dos alunos da EPRAMI, com uma ação de informação e debate em torno do perfil profissional do técnico auxiliar de saúde, além da discussão de assuntos atuais, como a eutanásia e a distanásia.

Ao longo dos dois dias, a I Feira da Saúde e Bem Estar da EPRAMI disponibiliza, nos seus stands, a realização de massagens, algumas atividades desportivas e rastreios ao nível de glicémia no sangue ou da visão.

A iniciativa decorre em Melgaço a 07 de Junho, e em Monção a 13 desse mesmo mês.

Após esta primeira edição, a direção da EPRAMI vai analisar a viabilidade de conferir a este evento um carácter permanente.

Últimas