PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

Há 98 anos nascia o Sporting Clube Caminhense

14 Dezembro, 2024 - 15:33

117

0

Hoje é uma das principais potências nacionais no remo.

Corria o dia 14 de dezembro de 1926. No edificio da Associação Humanitaria dos Bombeiros Voluntarios de Caminha nascia o Sporting Clube Caminhense.

 

Uma iniciativa, segundo conta o clube no seu portal, de vários nomes ligados ao desporto na altura.

 

Entre eles Manuel Augusto Fernandes, João Pires da Gama Crespo, José Maria Gravinho Torres, Lúcio Fernandes Canas, João Carlos Gavinho Torres, Manuel Rodrigues Capítulo, Abel de Jesus Gandra Franco, Manuel Gonçalves, João Campos da Silva, Manuel António Ales, Arnaldo Pedrosa Rodrigues, António Maria Ferreira, Ricardo Luz dos Santos Vieira de Almeida, Abel Maria Barreiros, Damião Alves Covinhas, José Henrique da Rocha, José Pedro Varela, Lino José Felgueiras da Silva, João Batista Felgueiras da Silva, António Freitas, Viriato Cepa, José Azevedo, José Augusto de Castro Ramos, Domingos José Rodrigues, José Maria Pedreira de Birto e David Cepa.

 

A primeira direção eleita nesse histórico dia era formada por Manuel Augusto Fernandes, José de Azevedo Leal, Abel de Jesus Franco Lino José Felgueiras da Silva e José Henrique da Rocha.

 

Em 1929 o clube caminhense torna-se filial do Sporting Clube de Portugal, não sendo fácil a sua decisão, pois sendo grande parte dos sócios benfiquistas, o seu presidente era um acérrimo sportinguista.

 

Após uma acesa discussão com o Presidente do Clube Manuel Fernandes (Mussolini), ficou finalmente acordada a filiação ao clube de Lisboa, com a condição da equipa minhota poder jogar com ambas as cores, vermelho (Benfica) e verde (Sporting). A partir deste ano o Sporting Club Caminhense passa a ser filial nº 49 do Sporting Club de Portugal.

 

Em 1933 é introduzida a modalidade de remo, através de Manuel Augusto Fernandes. Esta não foi a única modalidade do clube, pois o ténis e o futebol antecederam-na. Anos mais tarde surgiram o ciclismo e a columbofilia.

 

As grandes glórias e emoções do Caminhense aconteceram efetivamente no remo, que fez com que o clube se descobrisse e trabalhasse com presistência para a conquista de novos sócios e admiradores.

 

 

[crédito fotografia: Museu Virtual do Desporto]

 

 

Nos primeiros anos de vida o Caminhense tinha apenas 20 remadores. Não era um desporto muito aliciante pelo perigo que representava remar em barcos muitos compridos, estreitos e pouco estáveis.

 

Ao longo de várias décadas, o clube somou troféus e títulos nesta modalidade. Tornou-se uma potência nacional.

 

 

[crédito fotografia: Museu Virtual do Desporto

 

 

Conseguiu diversos títulos nacionais em shell, yoll de mer e skiff, tendo sido também campeão ibérico e finalista europeu. Remadores seus participaram em representação de Portugal nos Jogos Olímpicos de Inglaterra (1948), Roma (1960), Barcelona (1992), e Atlanta (1996), e conquistaram inúmeros títulos nacionais.

 

Em 2002 recebeu a Medalha de Bons Serviços Desportivos.

 

 

 

[crédito fotografia: DR/Via Museu Virtual do Desporto]

Últimas