PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Mundo

Guerra: Há um “Z” em quase todos os veículos russos – Sabe o que significa?

2 Março, 2022 - 19:39

3899

0

Guerra.

Muitas vezes aparece impresso ou colado nas portas, noutras vezes surge simplesmente grafitado claramente às pressas. Mas é um “Z”… e sempre de cor branca. Faz parte de quase todos os veículos das tropas russas.

 

 

Mas o que significa?

Segundo revela a SIC Notícias, a explicação mais provável espelha uma tentativa de evitar “fogo amigo”, ou seja, agressões de outros meios russos – ou aliados, como é o caso de armas bielorrussas.

 

Desta forma, o símbolo significa que o tanque não será confundido com veículos ucranianos ou de outras forças aliadas, que, muitas vezes, são semelhantes aos que chegam da Rússia.

 

No entanto, outra explicação poderá ser a de que os veículos que possuam este símbolo sejam aqueles que se apresentam prontos para atacar.

 

 

Mas há mais símbolos

Embora mais raros, já foram vistos veículos com um triângulo com duas linhas de cada lado, um círculo com vários pontos, dois triângulos – com outro dentro destes – ou outros em forma de diamante, sempre de cor branca.

 

Explica ainda a SIC Notícias que é provável que indiquem o grupo de ataque a que pertence o veículo em causa. O símbolo pode, ainda, denotar um objetivo específico para o veículo. Ou então a direção que o veículo está a tomar, de acordo com a análise feita ao  jornal espanhol “Marca pelo ex-diretor do Royal United Services Institute, o Instituto Real dos Serviços Unidos para Estudos de Defesa e Segurança do Reino Unido.

 

 

[Fotografias: DR]

Últimas