PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

GIPS da GNR pronto para a busca e resgate nos acessos mais difíceis dos distritos de Viana do Castelo e Braga

6 Maio, 2010 - 08:57

253

0

O socorro no Minho ganhou uma nova valência. Apenas a intervir na Serra da Estrela, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR acaba de ser alargado aos distritos de Viana do Castelo e Braga.

O socorro no Minho ganhou uma nova valência. Apenas a intervir na Serra da Estrela, o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR acaba de ser alargado aos distritos de Viana do Castelo e Braga. Foi assim criada uma equipa de busca e resgate em montanha pronta a intervir em locais de difícil acesso como os que existem, por exemplo, na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Afecta à Companhia do GIPS distribuída pelos distritos de Braga e de Viana do Castelo está uma equipa de quatro elementos preparada e apoiada por uma viatura de busca e resgate. O modus operandi deste grupo especializado é explicado pelo sub-coordenador, Tenente Adriano Fortes.
A equipa do GIPS da GNR já está no terreno. Na zona norte de Portugal, já há 11 militares do GIPS com formação especializada para busca e resgate em montanha.
De salientar que já no mês de Abril, a equipa foi chamada a colaborar com a Polícia Judiciária para identificar umas ossadas encontradas num poço no concelho de Vila Nova de Cerveira.
Foi necessário descer ao poço para retirar as ossadas que, afinal, eram de animal, mas que ao início suscitaram dúvidas aos peritos da Medicina Legal.

Últimas