PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Gastronomia: Turismo do Porto candidata cozinha tradicional portuguesa a Património da Humanidade

29 Fevereiro, 2012 - 08:19

306

0

A cozinha tradicional portuguesa vai ser candidata a Património da Humanidade da Unesco avançou, em Esposende, um dos dirigentes da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A cozinha tradicional portuguesa vai ser candidata a Património da Humanidade da Unesco avançou, em Esposende, um dos dirigentes da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Nuno Ferreira explicou que esta candidatura pretende “valorizar a gastronomia nacional” para que esta seja “uma mais valia, não só para todos os municípios mas também para Portugal”.

O processo será liderado pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, mas envolverá também “autarquias e muitos outros parceiros”, explicou.

A ideia foi lançada, em novembro, pelo antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho, durante o primeiro Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos, que decorreu em Matosinhos.

Francisco Sampaio, que esteve também em Esposende para apresentar o ‘março com sabor a mar’, explicou que a “memória, a antiguidade, a autenticidade e a singularidade” são os valores que devem estar presentes nesta candidatura, como forma de “diferenciar a cozinha portuguesa das de outros países”.

O estudioso em cozinha portuguesa explicou ainda que para este projeto avançar será necessário envolver a ‘federação das confrarias gastronómicas’ que têm um “trabalho importante desenvolvido nesta área”.

Nuno Ferreira explicou, entretanto, que esta candidatura poderá demorar “alguns anos”, porque se trata de “um procedimento moroso”, mas a Turismo do Norte já obteve, por parte da Unesco “toda a informação necessária” para poder avançar “o mais rápido possível” com todo o processo.

O objetivo é “valorizar toda a cozinha portuguesa, tradicional, que se faz de norte a sul do país”, disse.

Últimas