PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Galiza

Galiza: Traficavam cocaína… entravam pelo Alto Minho e faziam vida de luxo – Foram apanhados

28 Abril, 2023 - 14:33

2245

0

Mais de 200 quilos de cocaína apreendidos.

A Guardia Civil espanhola anunciou o desmantelamento de uma “robusta” organização criminosa, centrada na Galiza, que se dedicava ao transporte de droga para toda a Espanha e também para Portugal.

 

Segundo o jornal Telemariñas, utilizavam viaturas “com sofisticados sistemas de camuflagem” da mercadoria transportada.

 

A investigação durava há um ano.

 

“O grupo criminoso apresentava-se muito coeso, dado que grande parte dos elementos têm laços de parentesco entre si”, apurou aquele jornal.

 

Durante as operações, recorriam à tecnologia topo de gama. As mensagens eram encriptadas. Usavam sistemas de inibição e detetores de radiofrequência de última geração.

 

Alguns dos membros do grupo levavam uma vida de luxo.

 

Sem qualquer declaração de rendimentos, “adquiriam com frequência veículos de alto padrão, todo o tipo de mobiliário para residências e viagens”. Algo que captou também a atenção das autoridades.

 

 

Uma dezena de detidos

Durante a operação, foram detidas 10 pessoas, suspeitas de pertencer a esta organização criminosa com instalações nos concelhos de Tui, O Porriño, e Lugo.

 

Foram apreendidos 220 quilos de cocaína, 2,5 quilos de haxixe, 640 mil euros em notas de vários valores, oito viaturas, inibidores de frequência, sistemas de deteção de radiofrequência, e vários documentos.

 

Foram também apreendidos e bloqueados vários bens num valor superior a 4 milhões de euros.

 

 

[Fotografia: Guardia Civil/Via jornal Telemariñas]


Tópicos:

#Droga

Últimas