PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Galiza

Galiza: Surto de legionella em A Guarda e no Rosal (em frente a Caminha)

19 Novembro, 2023 - 15:56

3010

0

Surto.

Os municípios de A Guarda e de O Rosal, na margem galega do rio Minho e em frente a Caminha, ativaram alarmes sanitários este domingo devido a um surto de legionella.

 

No total, segundo o jornal Atlántico, há nove casos confirmados nestes dois concelhos. Desconhece-se ainda o número de casos em cada um.

 

Seis doentes estão internados. Três já tiveram alta.

 

Uma equipa de investigação epidemiológica já recolheu amostras de água onde residem as pessoas afetadas. Dos cinco testes já realizados, todos deram negativo.

 

Ambas as autarquias tentam determinar qual a origem do episódio.

 

Um surto que, recorde-se, ocorre dias depois de um surto em Caminha que alcançou oito casos confirmados.

 

Até ao momento sem novos casos neste concelho português.

 

Na passada quinta-feira, esse número desceu para sete. O Município presidido por Rui Lages referiu que o surto registava “uma evolução positiva, sem novos casos e sem fatalidades”.

 

Recorde-se que o primeiro caso foi notificado no passado dia 10 de novembro às Autoridades de Saúde. A Unidade de Saúde Pública do Alto Minho iniciou a respetiva investigação ambiental, que continua.

 

A doença do legionário, provocada pela bactéria ‘Legionella pneumophila‘, contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

 

[Fotografia: DR]

Últimas