PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Galiza

Galiza: Famosa ‘aldeia fantasma’ voltou a desaparecer nas águas do Lima

28 Janeiro, 2023 - 12:00

1367

0

Aldeia de Aceredo novamente submersa.

As chuvas das últimas semanas voltaram a repor a normalidade nas várias albufeiras da Península Ibérica, entre elas a albufeira de As Conchas, em Lóbios, na Galiza.

 

É por lá que, recorde-se, se encontra a famosa aldeia de Aceredo que, durante a seca de 2022, emergiu das águas do rio Lima e tornou-se uma atração turística.

 

A intensa precipitação voltou a colocar esta aldeia debaixo de água.

 

Em fevereiro do ano passado, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, esta aldeia chegou a receber cinco mil visitantes por dia.

 

“Posso mesmo ariscar a dizer que veículos com matrícula portuguesa eram por valta de 900… ou até mais. No local estavam seguramente cerca de três mil pessoas com idades dos 8 aos 80, disse à Rádio Vale do Minho um cidadão natural de Melgaço que visitou Aceredo no passado fim de semana.

 

Recorde a galeria de fotos [créditos: Cedidas à Rádio Vale do Minho]

 

 

Com tantas visitas por dia, vários edifícios da aldeia-fantasma de Aceredo, em Lóbios, Ourense, na Galiza, foram alvo de vandalismo. Várias casas foram grafitadas tanto no exterior como no interior.

 

O cenário causou indignação, sobretudo na população local. “Vemos isto como um espetáculo, mas pintar as casas é uma falta de respeito”, dizem.

 

 

Fachadas de vários edifícios da aldeia-fantasma apaereceram assim

[Fotografia: jornal La Voz de Galicia]

 

Nos interiores, o cenário não era melhor

[Fotografia: jornal La Voz de Galicia]

 

 

A aldeia de Aceredo foi submersa em 1992 para a construção do grande projeto da barragem hidroelétrica do Alto Lindoso, localizada em Lindoso, no concelho de Ponte da Barca.

 

 

Reacorde ainda esta galeria de fotos captadas por Olívia Sousa, de Paredes de Coura:

 

 

[Fotografias: La Voz de Galicia | Olívia Sousa]

Últimas