PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

2

1

Alto Minho

Galiza: Encher o ‘tanque’ custa mais 11 euros – Quanto poupa agora ao abastecer do ‘lado de lá’?

5 Janeiro, 2023 - 00:20

2593

0

Combustíveis.

Tomamos como referência dois postos de combustível separados por cerca de um quilómetro: o posto da Galp, na Avenida de Espanha, em Valença, e o posto da Repsol, na Avenida de Portugal, em Tui, na Galiza.

 

No posto da Galp, em território português, a gasolina 95 está a ser vendida a 1,729 euros/litro. O gasóleo custa 1,714 euros/litro.

 

 

[Fonte: DGEG]

 

 

Atravessamos a ponte centenária. Entramos na Avenida de Portugal e no posto da Repsol os preços são outros: a gasolina 95 custa 1,639 euros/litro e o gasóleo 1,679 euros/litro.

 

 

[Fonte: ViaMichelin]

 

 

Assim, recorrendo à matemática simples, encher um depósito de 55 litros no posto português custa 95 euros se o veículo for a gasolina. Se for a gasóleo, o preço será de 94 euros e 20 cêntimos

 

Mais à frente, já na Repsol galega, encher o mesmo depósito com gasolina custará 90,10 cêntimos. Se for gasóleo, serão 92 euros e 30 cêntimos.

 

Assim, o desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis em Espanha terminou, mas os alto-minhotos continuam a poupar se abastecerem na outra margem do rio Minho.

 

No caso da gasolina, a poupança é de 4 euros e 90 cêntimos. Se for gasóleo, a poupança é de 1 euro e 90 cêntimos.

 

 

Desconto terminou no dia 31 de dezembro

Recorde-se que o desconto de 20 cêntimos por litro nos combustíveis para todos os condutores terminou às 23h59 do passado dia 31 de dezembro, em toda a Espanha.

 

Este alívio – conforme testemunhou a Rádio Vale do Minho – surgiu no passado mês de abril, foi uma medida adotada pelo Governo espanhol e acolhida em todos os postos no sentido de atenuar o aumento dos preços do combustível, provocado pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

 

Chegou ao fim, perante a “evolução favorável dos preços dos combustíveis”, disse o Presidente do Governo, Pedro Sánchez, segundo o jornal La Voz de Galicia.

 

No entanto, este desconto continuará em vigor por mais seis meses apenas para os profissionais dos transportes, agricultores e pescadores.

 

Em toda a Espanha, encher um depósito de 55 litros custa mais 11 euros desde o passado dia 1 de janeiro de 2023.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas